Instituto aprova plano de utilização de duas reservas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 12/11/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (12), portarias aprovando planos de utilização de duas unidades de conservação (UCs). A primeira, de no 126, beneficia a Reserva Extrativista (Resex) do Médio Purus, no Amazonas; e a segunda, de no 127, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, no Pará.

O Plano de Utilização é um instrumento regulamentador do uso dos recursos naturais das comunidades tradicionais que vivem em Resex e RDS e consiste nas regras internas construídas, definidas e compactuadas pela população das UCs quanto às suas atividades tradicionalmente praticadas, ao manejo dos recursos naturais, ao uso e ocupação da área e a conservação ambiental, considerando-se a legislação vigente.

Os planos de utilização estão previstos na Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), regulamentada pelo Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002. Levam ainda em consideração a Instrução Normativa ICMBio no 1, de 18 de setembro de 2007, que estabelece diretrizes, normas e procedimentos para a elaboração de Plano de Manejo Participativo de UC das categorias Reserva Extrativista e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3490-instituto-aprova-plano-de-utilizacao-de-duas-uc.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Itatupã-Baquiá
  • UC Médio Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.