Via que dá acesso ao Parque Nacional Serra da Capivara está inacabada

Portal O Dia - http://www.portalodia.com/ - 14/04/2015
Falta de pagamento do governo do Estado faz com que as empresas abandonem as obras.


A obra para construção e pavimentação da estrada que fica localizada na comunidade Baixão da Pedra Furada, no município de Coronel José Dias, Sudeste do Piauí, está inacabada e abandonada. A rodovia fica na BR-020 e dá acesso ao Parque Nacional Serra da Capivara. Segundo os moradores, essa situação se dá por conta da falta de pagamento do Governo do Estado, fazendo com que as empresas abandonem as obras.

A obra da estrada já foi licitada por duas vezes. A primeira empresa escolhida foi a Ética Construtora, de Goiás. De acordo com um morador que não quis se identificar, a estrada é de terra e sempre que chove fica quase impossibilitada a travessia de veículos. "A primeira empresa fez a implantação de toda a estrada de chão, faltando apenas colocar a camada de asfalto. A construtora, Inclusive colocou em um canteiro de brita para finalização dos trabalhos o que não aconteceu por falta de pagamento do Governo. Agora, o trabalho feito por ela está se desgastando com as águas da chuva", disse.

Com o abandono da primeira empresa, foi feito uma nova licitação e a Construtora Trator Center Peças e Serviços foi escolhida para concluir a obra. De acordo com o engenheiro responsável pelo gerenciamento da obra, Jair Cordeiro, o valor devido à empresa era de R$ 600 mil. "Nós trabalhamos por três meses e, em maio de 2014, paramos nossas atividades por falta de pagamento. Porém, metade desse dinheiro foi pago no final do ano e ficou acordado que voltaríamos às atividades assim que recebêssemos o restante", explica.

Jair ainda diz que a paralisação das obras vai completar um ano no próximo mês e, assim que o valor for depositado, os trabalhadores devem tratar a via para, então, asfaltar o local. "Nós fizemos a retomada da obra, que já estava quase concluída. Porém, como passou muito tempo, teremos que fazer novas atividades e não apenas passar o asfalto", conta.

O PortalODia.com tentou contato com o órgão responsável pelo Governo do Estado, mas ainda não obteve respostas.



http://www.portalodia.com/noticias/piaui/via-que-da-acesso-ao-parque-nacional-serra-da-capivara-esta-inacabada-230873.html
Estradas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.