Veto ao Cristalino ainda não está definido

Gazeta de Cuiabá (www.gazetadigital.com.br) - 13/12/2006
O secretário chefe da Casa Civil, Antonio Kato, disse ontem que somente dentro de dez dias o governador Blairo Maggi irá decidir se veta ou não as emendas ao projeto do Parque Cristalino, localizado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo. "O projeto foi entregue ontem (segunda-feira) e temos 15 dias para definir se as emendas ao projeto, de autoria do Executivo, serão sancionadas ou vetadas", informou. Kato afirmou que encaminhou cópias do projeto, com as alterações feitas pela Assembléia, que ampliou de 3 mil para 27 mil hectares a redução da área do Parque, a procuradoria Geral do Estado (PGE), e as Secretarias do Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Rural.

A intenção, segundo ele, é ouvir todas as áreas envolvidas para saber, com exatidão, o que a ampliação da redução do Parque Cristalino irá representar. Antonio Kato explicou que o chefe do Executivo estadual deseja saber, de um lado, que impacto ambiental que a medida irá causar e, de outro, o resultado social da ampliação.

"O governador espera tomar uma decisão que atenda a questão sócio-ambiental", ponderou. O chefe da Casa Civil afirmou que não será uma definição puramente ambiental e nem econômica. Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, em entrevista a imprensa nacional, disse que irá recomendar o veto à emenda aprovada pela Assembléia Legislativa. Segundo ele, a ocupação dos 24 mil hectares ampliados foi feita após a criação do Parque do Cristalino.


Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.