Universitários fazem expedição a Flona no Amapá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 15/08/2013
A Floresta Nacional (Flona) do Amapá, em conjunto com o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap), acaba de realizar expedição acadêmica à unidade de conservação federal, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa teve como objetivo consolidar as atividades das disciplinas de Botânica e Biogeografia.

A coordenação das atividades ficou a cargo das docentes Cristiane Rodrigues Menezes (Biogeografia) e Wegliane Campelo (Bôtanica), ambas do Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT).

Na disciplina de Biogeografia, houve uma oficina sobre Biogeografia e Conservação cujo o objetivo foi o aprofundamento das questões sobre os recursos naturais e a gestão das áreas protegidas.

A disciplina de Botânica foi desenvolvida na área da grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Foram aplicadas diferentes técnicas de amostragem de vegetação, técnicas de estudos etnobotânicos e observadas as características de principais famílias botânicas ocorrentes na floresta nacional.

Ações como a expedição acadêmica integram o programa de extensão do curso de Ciências Biológicas da Unifap e possibilitam às unidades de conservação federais serem protagonistas no desenvolvimento desses futuros professionais, além de incentivar o interesse pela realização de novas pesquisas científicas em suas áreas e despertar a importância dessas áreas para conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4225-universitarios-fazem-expedicao-a-flona-no-amapa.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.