Unidades de Conservação receberam mais de 7 milhões de turistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/04/2015
O balanço divulgado pelo ICMBio se refere à visitação em 2014


Um total de 7.298.652 visitantes passaram pelas belezas cênicas administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O balanço, referente à visitação em 2014, mostrou que Parques Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental e Florestas Nacionais foram os destinos mais escolhidas pelos turistas.

No ranking dos mais visitados estão: o Parque Nacional da Tijuca, com 3.113.913; o Parque Nacional do Iguaçu, com 1.550.607; e o Parque Nacional de Jericoacoara, com 400.400 visitantes. O aumento no número de visitantes nos últimos cinco anos chegou a 76,2%.

"Este significativo aumento da visitação se deve a uma combinação de fatores, como a melhoria nas estruturas para visitação, inserção dos Parques Nacionais nos destinos turísticos brasileiros e a divulgação nos meios de comunicação, dentro e fora do país", afirmou o coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Fábio de Jesus. "Esse número é bem menor que o total de pessoas que visitam as Unidades de Conservação federais. Em muitas delas o controle de entrada de visitantes ainda é parcial", avalia.

No rumo certo

O ICMBio tem trabalhado para implementar as atividades de visitação previstas nos Planos de Manejo já existentes e para elaborarar planos para as Unidades de Conservação que ainda não têm. Com isso, será possível desenvolver a visitação de forma planejada e organizada.

A prioridade é a implementação de infraestrutura básica, como: banheiros, sinalização, segurança, trilha e, em alguns casos, a delegação de serviços para atividades comerciais, como guias e lanchonetes.

Além da implantação de infraestrutura, o planejamento de uso público, a capacitação dos colaboradores, a delegação de serviços, e o trabalho com voluntários, criam condições para visitação de qualidade nos parques.

"Nosso desafio é oferecer oportunidades de visitação diversificadas, que atendam diferentes tipos de público, sem comprometer a conservação das áreas. E o ICMBio tem trabalhado com diversas estratégias para aprimorar essas condições de visitação", destaca o coordenador.

A sistematização dos dados foi feita pela Coordenação-geral de Uso Público e Negócios, da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (CGEUP/DIMAN) do ICMBio. Confira o ranking nas planilhas em anexo.

Ranking Visitantes: www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/Ranking_Visitantes_UC_2012_a_2014.xls

Histórico de visitação: www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/Planilha_e_Grafico_Visitantes_UC_2006_a_2014_-_dcom.xls



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6753-parques-nacionais-receberam-mais-de-7-milhoes-de-turistas.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Tijuca
  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.