Um dos mais belos atrativos turísticos do Tocantins, Parque Estadual do Jalapão completa 14 anos

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/01/2015
Instituído em janeiro de 2001 com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região leste do Tocantins, o Parque Estadual da Jalapão comemora nesta segunda-feira, 12, seus 14 anos de trabalho e conservação ambiental, em parceria com a comunidade local.

Conhecido como uma das regiões de belezas cênicas exuberantes, o Jalapão é um forte atrativo para quem pratica o ecoturismo e turismo de aventura. Suas cachoeiras, rios e corredeiras de águas cristalinas, as formações rochosas e chapadas e as dunas de areias douradas, em meio à vegetação predominante do cerrado, formam um cenário de verdadeiro encanto aos olhos dos amantes da natureza.

Além disso, em meio às veredas do Jalapão brota uma preciosa planta de brilho intenso, denominada capim dourado. Suas hastes são utilizadas para produção de artesanatos como bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, cestas e diversos objetos de decoração. Estes materiais, aliados ao buriti, se tornaram a principal fonte de renda para as comunidades locais.

Paralelo a esse paraíso natural, existe o risco de degradação, o que implica na necessidade de gestão e criação de políticas públicas voltadas à sua proteção. Foi com este propósito que o Governo do Tocantins criou o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) - uma área que abrange cerca de 150 mil hectares, localizada na região leste do Estado, cujo gerenciamento é de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Suas principais atribuições consistem em promover ações focadas na preservação, fiscalização e monitoramento de toda a área, incluindo os atrativos turísticos, além de promover trabalhos de conscientização ambiental entre os visitantes e as comunidades do entorno.

Segundo o novo presidente do Naturatins, Ricardo Fava, um dos principais focos desta gestão será buscar um bom relacionamento com as comunidades do entorno da área do parque para que juntos conciliem o acesso dos visitantes aos atrativos naturais, de forma ordenada e consciente, garantindo assim a conservação da diversidade biológica do Jalapão.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/1/12/um-dos-mais-belos-atrativos-turisticos-do-tocantins-parque-estadual-do-jalapao-completa-14-anos/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.