UCs de Paraty promovem curso de capacitação de professores sobre áreas protegidas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/09/2011
Nos dias 30 e 31 de agosto de 2011, aconteceu na sede da Estação Ecológica (ESEC) Tamoios, Unidade de Conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um curso sobre áreas protegidas direcionado a professores da rede municipal de ensino de Paraty, no Rio de Janeiro.

O curso "Um novo olhar para as Unidades de Conservação de Paraty" é fruto da integração das UC federais da região (Parque Nacional Serra da Bocaina, ESEC Tamoios, Área de Proteção Ambiental Cairuçu) e da UC estadual (Reserva Ecológica da Juatinga) com a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Paraty. Além do apoio do ICMBio, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a SOS Mata Atlântica e a empresa Eletronuclear contribuíram na organização do evento.

Segundo Sílvia Peixoto Amorim, analista ambiental da ESEC Tamoios, o objetivo principal do curso foi informar e sensibilizar os participantes sobre a importância das Unidades de Conservação, a partir do aprofundamento no conhecimento do tema e do debate sobre os diferentes tipos de áreas protegidas marinhas e terrestres que abrangem a região sul-fluminense.

O curso contou com a participação de 35 professores do município nas atividades teóricas e práticas, compostas por dinâmicas em grupo e palestras de representantes de todas as UC que englobam Paraty, entre municipais (APA Municipal da Baia de Paraty e Saco do Mamanguá), estaduais e federais.

Ao final do evento, os participantes elaboraram fichas contendo atividades educativas relacionadas à temática do curso para diferentes disciplinas, abordando a interdisciplinaridade. Como produto, será construída uma cartilha contendo as atividades propostas pelos professores que será trabalhada neste semestre nas escolas do município. Em novembro os professores apresentarão, durante um novo evento, os resultados dos trabalhos realizados com os alunos a partir do curso aplicado.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1795-unidades-de-conservacao-de-paraty-promovem-curso-de-capacitacao-de-professores-sobre-areas-protegida
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.