Termômetros marcam -1,3o na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 29/04/2014
Os termômetros registraram -1,3o na madrugada desta terça-feira (29) na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, RJ. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda de acordo com o Inpe, houve geada.

Segundo a meteorologia o clima de inverno, em pleno outono, está sendo provocado por uma massa de ar polar que está sobre o estado do Rio.

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criado em junho de 1937, é o primeiro parque nacional do país, de acordo com o ICMBio. Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791m.

Situado na Serra da Mantiqueira, o parque abrange dois municípios no sul do Rio: Itatiaia e Resende. Ele está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.

O parque abriga aproximadamente 5 mil espécies de insetos, 350 de aves e 50 de mamíferos, além de répteis e anfíbios, entre seres endêmicos - cuja distribuição natural está limitada a uma área conhecida ou ameaçados. De acordo com o ICMBio, o parque ainda conta com nascentes de 12 bacias hidrográficas que deságuam para duas bacias principais, sendo uma delas a do rio Paraíba do Sul. A vegetação típica é a de mata atlântica e muda gradativamente de acordo com a altitude.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2014/04/termometros-marcam-13-na-parte-alta-do-parque-nacional-do-itatiaia-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.