Técnicos de unidades de conservação recebem capacitação para Monitoramento da Biodiversidade

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 05/08/2016
Na próxima semana, no período que compreende entre os dias 8 e 12, o corpo técnico do Parque Estadual do Cantão (PEC) e técnicos de unidades de conservação dos estados da região Amazônica serão beneficiado com o curso de Protocolo Mínimo - Monitoramento da Biodiversidade. A capacitação será promovia pelo ARPA - Programa Áreas Protegidas da Amazônia, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), gerenciado financeiramente através de Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e financiado com recursos do Global Environment Facility (GEF) - Fundo Mundial para o Ambiente, por meio do Banco Mundial.

Também são parceiros do Programa, o governo da Alemanha, a Rede World Wide Fund for Nature - Fundo Mundial para a Natureza e o Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris de Oliveira, o curso é de grande importância para os técnicos, já que irá avaliar de maneira efetiva os esforços empreendidos pelo programa em relação aos objetivos propostos. "A capacitação visa assegurar a conservação de uma amostra representativa da biodiversidade da região e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável", explicou. O diretor sustentou ainda, que esse monitoramento ocorrerá porque o Parque Estadual do Cantão é uma Unidade de Conservação (UC) consolidada, dentro da Amazônia.

Programação

Dentre as atividades propostas haverá aulas teorias e práticas sobre o conhecimento e aplicação do Protocolo em Áreas Elegíveis e Estações Amostrais, aplicação do Protocolo e Biologia em mamíferos e aves, com uso de trilhas, biomassa de plantas lenhosas, uso do GPS - (global positioning system) - sistema de posicionamento global e bússola, Protocolo dos grupos de borboletas frugívoras, com práticas de instalação de armadilhas. Posteriormente haverá análise dos resultados da prática e preenchimento da planilha de dados. A capacitação será encerrada com Fórum de implantação do monitoramento (plenária) e será apresentado o planejamento 2016.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/5/tecnicos-de-unidades-de-conservacao-recebem-capacitacao-para-monitoramento-da-biodiversidade/
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.