Tartarugas pescadas ilegalmente no rio Araguaia são devolvidas à natureza

G1 g1.globo.com - 09/06/2016
Doze tartarugas da Amazônia foram devolvidas a natureza no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, após indígenas da região serem flagrados pescando os animais sem a licença no rio Araguaia. A operação, da Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Natureza do Tocantins, foi lançada para preservar as espécies presentes no parque.

O flagrante foi na noite de quarta-feira (7). Dois indígenas estavam em um barco onde as tartarugas foram encontradas. Também foi apreendida uma espingarda, 50 boias aquáticas e 600 metros de redes de pesca na embarcação. Os animais foram soltos na madrugada de quinta-feira (8), no próprio rio, já que estavam sem ferimentos.

Em função do estatuto que estabelece que os povos indígenas estão sob a tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai) os envolvidos não foram levados até a delegacia e não foi feito auto de infração.


http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/tartarugas-pescadas-ilegalmente-no-rio-araguaia-sao-devolvidas-a-natureza.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.