Taim triplicará sua área e debates com sociedade começam

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/06/2008
No próximo dia 21 de junho o Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, discutirá em reunião o termo de referência que permitirá a contratação de serviço para elaboração dos estudos para regularização fundiária da unidade de conservação, cuja área será ampliada de 10.609 mil hectares para 33.815 hectares.

A estação se localiza dentro de um ecossistema especial, de extrema importância biológica que compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O região do banhado do Taim abriga cerca de 230 espécies de aves, sendo 77 aquáticas chegando a abrigar mais de 20 mil aves aquáticas. O cisne-de-pescoço-negro (Cignus melancoryphus) e o cisne branco (Coscoroba coscoroba) são algumas destas espécies.

Com a ampliação a estação ficará do tamanho originalmente previsto pelo decreto de utilidade pública de 1978 que antecedeu a criação da estação ecológica. A área a ser agregada está em bom estado de conservação e abriga espécies endêmicas e ameaçadas, como a noivinha-de-rabo-preto(Xolmis dominicanus).

No início de junho foi realizada, a pedido da Câmara Municipal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, audiência pública para discutir a ampliação da estação. O Coordenador Geral do Bioma Marinho e Costeiro do Instituto Chico Mendes, Ricardo Castelli Vieira, esteve na ocasião e apresentou os planos para a área, esclarecendo dúvidas, apresentando os procedimentos administrativos que serão tomados e compartilhando as preocupações ambientais com a região.

O município de Rio Grande está vivendo uma forte expansão econômica, reflexo da rápida expansão de urbanização e das estruturas portuária, industrial e de prestação de serviços, além do crescimento demográfico provocado pela com chegada de emigrantes - o que levanta a preocupação tanto do poder público quanto privado quanto ao planejamento e cuidados ambientais. Nesse sentido, a preocupação da Câmara Municipal de Rio Grande foi acolhida pelos técnicos do ICMBio presentes na reunião.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.