SFB e ICMBio elaboram plano de ação participativo com extrativistas de açaí no Pará

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br - 11/08/2011
O Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciam nesta quinta-feira, 11, as oficinas para construção dos planos de ação com as comunidades do entorno das Florestas Nacionais Itaituba I, Itaituba II e Trairão, no oeste do Pará, que integraram a realização do diagnóstico participativo do uso do açaí.

"Constatamos uma série de demandas e dificuldades que necessitam de possíveis soluções, mas para continuar o trabalho juntamente com as comunidades é necessário organizar e priorizar as demandas", afirma a engenheira florestal da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, Daniela Pauletto, que participou das atividades.

O levantamento realizado em abril envolveu as comunidades Três Boeiras, Vila Planalto, Bela Vista do Caracol, Monte Dourado e Campo Verde, e mostrou a existência de vários desafios para tornar o açaí, abundante na região, uma fonte efetiva de renda e de melhoria de vida para os extrativistas e agricultores baseada na produção sustentável.

As dificuldades perpassam várias etapas relacionadas à produção, e envolvem desde a falta de informações sobre como legalizar a produção, à demanda por recursos e assistência técnica. As comunidades também enfrentam problemas para realizar o transporte, armazenamento e a comercialização, entre outros pontos.

PLANO DE AÇÃO - O objetivo das oficinas é debater, em conjunto com os comunitários, quais são as questões prioritárias para, a partir da dessa definição, elaborar um plano de ação específico para cada comunidade com o objetivo de buscar soluções. A equipe técnica pretende buscar apoio de outras instituições para elaborar cursos de capacitação em diversas áreas e temas, a fim de apoiar as atividades produtivas.

A demanda por ações que promovam o uso sustentável do açaí veio das próprias comunidades. A partir dessa solicitação, o Grupo de Trabalho dos Conselhos Consultivos das Flonas Itaituba I e Trairão, do qual fazem parte o Serviço Florestal e o ICMBio, iniciou a atividade com a realização do diagnóstico.

O diagnóstico participativo conta com a colaboração do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), da Cooperativa Mista Agro Extrativista do Caracol (Coopamcol), das associações comunitárias , entre outras instituições, além do apoio da Coordenação de Produção do ICMBio,e do do Projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação que tem ajudado a viabilizar as reuniões dos conselhos consultivos.

CONFIRA A AGENDA DAS OFICINAS
DIA 11/08 - quinta-feira - Comunidade Campo Verde (km 30)
DIA 12/08 - sexta-feira- Vila Planalto
DIA 13/08 -sábado - Bela Vista do Caracol
DIA 14/08 - Domingo - Comunidade Monte Dourado





http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/sfb-e-icmbio-elaboram-plano-de-acao-participativo-com-extrativistas-de-acai-no-para
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.