SFB dará curso de manejo comunitário

MMA - http://www.mma.gov.br - 27/10/2015
Evento ocorre durante o III Chamado da Floresta, na Reserva Extrativista Arapiuns-Tapajós


O Serviço Florestal Brasileiro e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), promovem, a partir desta quarta-feira (28/09), durante o III Chamado da Floresta, curso de sensibilização e introdução ao manejo florestal comunitário e familiar. O evento é resultado do projeto "Gestão florestal para a produção sustentável na Amazônia", desenvolvido em parceria com o KFW, banco alemão de fomento.

Durante dois dias, técnicos do SFB e da Ufopa orientarão gestores que participam do evento na comunidade de São Pedro, na Reserva Extrativista Tapajós- Arapiuns, em Santarém (PA). A proposta é promover o intercâmbio de conhecimentos sobre o manejo florestal comunitário e incluí visitas técnicas à Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona), que lida com o manejo comunitário.

PROCEDIMENTOS

Os participantes vão debater procedimentos legais do licenciamento das atividades florestais em sistemas agroflorestais, plantios de floresta para produção e áreas de manejo. O curso prevê, ainda, a troca de informações sobre aspectos econômicos, viabilidade e desafios para a implantação das práticas de exploração sustentável de produtos madeireiros e não madeireiros.

Além disso, serão orientados sobre a inscrição no Cadastro Ambiental Rural, exigência do Código Florestal Brasileiro que deverá ser cumprida pelos proprietários ou posseiros e assentados até maio de 2016.

O Manejo Florestal Sustentável é a exploração econômica da floresta respeitando seus os mecanismos de sustentação e permitindo a reconstituição das áreas manejadas. A prática considera, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.



http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1234
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.