Servidor do Naturatins participa do VII Congresso Nacional de Ecoturismo

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 23/11/2009
Ciente dos inúmeros danos que um turismo desordenado pode provocar ao patrimônio natural, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, responsável pela gestão das UC´s - Unidades de Conservação do Estado, reconhece a importância do turismo para o desenvolvimento do Estado. E para qualificar a gestão de suas áreas protegidas garantindo a sustentabilidade, o órgão incentiva a participação de seus gestores e técnicos em discussões acerca do planejamento e manejo do ecoturismo voltado à práticas de mínimo impacto.

Prova desse comprometimento foi a participação do turismólogo Leonardo Azevedo, gerente da APA Serra do Lajeado e responsável pelo Uso Público nas UC´s do Estado, no VII Congresso Nacional de Ecoturismo e III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação, que aconteceu entre os dias 17 a 22, em Aracruz, Espírito Santo.

O encontro teve como objetivo promover um amplo debate entre profissionais do poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais, acerca do planejamento e manejo do ecoturismo voltado à práticas de mínimo impacto, visando não somente avaliar o conhecimento e as atividades que estão sendo implementadas no setor, como também promover uma relação interdisciplinar de aprendizado coletivo, unindo os diversos setores numa discussão única entorno da temática e das áreas afins.

Representando o estado nas palestras de setor público, Leonardo citou o modelo de gestão trabalhado pelo órgão e foi elogiado pela atuação. "O Estado do Tocantins foi bem visto por iniciar uma gestão participativa da comunidade do entorno e ainda pela parceria com a ADTUR - Agencia de Desenvolvimento Turístico do Tocantins", ressaltou o gerente. Acrescentando que a oportunidade de representar o Estado em eventos como esses é importante não só pela troca de experiências, mas para proporcionar visibilidade de nossos trabalhos .
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.