Serra dos Alves pode ganhar portal turístico

Diário de Itabira - http://www.diariodeitabira.com.br - 08/06/2015
Membro do Conselho do Parque Nacional Serra do Cipó, José Eustáquio de Souza, esteve ontem na reunião da Inter e informou que obra depende de "incorporação" de área da Vale


O Parque Nacional Serra do Cipó poderá ter um portal de acesso no povoado de Serra dos Alves, localizado a 45km de Itabira. A informação foi dada ontem, na reunião da Interassociação - Centro de Referência das Entidades Comunitárias de Itabira, pelo biólogo e representante da entidade no Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira e no Conselho Consultivo do Parque Nacional Serra do Cipó, José Eustáquio de Souza.

Segundo José Eustáquio, a instalação do portal está condicionada à incorporação de áreas de compensação ambiental, de propriedade da Vale. "Há a possibilidade, desde que sejam anexadas ao parque nacional algumas áreas de compensação ambiental que a Vale possui, de abrir um portal de acesso ao parque na Serra dos Alves. Seria um portal oficial que pertenceria ao parque que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade", destacou o conselheiro.

Para o representante da Inter, que participa de reuniões trimestrais sobre a gestão do parque desde abril do ano passado, a ideia de construção do portal já existe há um tempo e está prestes a se tornar realidade. "Iniciei os trabalhos no conselho em abril de 2014, mas antes mesmo disso, essa ideia já vinha sendo discutida. Pela evolução nos diálogos, tudo indica que em breve possamos ter esse portal de acesso", disse José Eustáquio aos líderes comunitários.

Para ele, a implantação do portal trará benefícios à região de Serra dos Alves. "Esse portal vai permitir o incremento do turismo ecológico na região da Serra dos Alves, que por sinal, é uma das áreas ainda bastante conservadas do parque", pontuou o conselheiro.

José Eustáquio destacou o potencial que a Inter possui para mobilizar a comunidade a fim de inteirar os itabiranos sobre a situação e ajudar no processo de instauração do portal. "A Interassociação pode mobilizar a comunidade, que precisa estar a par disso. Não adianta só criar um parque e abrir um portal em Itabira e isso ficar abandonado sem ser visitado pelos próprios cidadãos itabiranos", afirmou ele.

Turismo de travessias - Com potencial para o turismo ecológico especializado em travessias, o Parque Nacional Serra do Cipó, situado no município de Santana do Riacho, recebe turistas do mundo inteiro e, de acordo com José Eustáquio, Itabira também pode se beneficiar da vinda dos turistas.
"Esses turistas também poderiam acessar o parque pela região de Itabira, onde a biodiversidade é bastante grande. E uma das características do parque é a travessia, como ele é conhecido [parque de travessia], ou seja, as pessoas vão para a serra e atravessam uma trilha que está sendo aberta agora, que possui 60km de extensão. Então, é uma travessia mais longa e com uma biodiversidade muito grande", frisou o conselheiro.
José Eustáquio atentou ainda para a necessidade de preservação de espécies raras que só existem no parque. "Há espécies endêmicas que só existem nesse parque e essas espécies precisam ser preservadas. O parque precisa de uma proteção muito grande porque fica numa região de cerrado e está sujeito a queimadas provocadas por pessoas ou, até mesmo, por raios que caem em épocas de seca. Se os impactos continuarem ano após ano, Vamos perder vidas tanto de vegetais, quanto de animais", concluiu o conselheiro.



http://www.diariodeitabira.com.br/materia/38048/serra-dos-alves-pode-ganhar-portal-turistico
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.