Sementes nativas são plantadas na Chapada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/02/2018
Sementes nativas são plantadas na Chapada
Restauração ambiental do Parque e entorno é realizada em parceria com a Associação dos Coletores de Semente Cerrado de Pé, da Embrapa, além de servidores, colaboradores e voluntários.

ICMBio


Servidores, colaboradores e voluntários do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participaram nesta quarta-feira (7) do mutirão de restauração ambiental no entorno de uma nascente do Parna. Eles plantaram sementes nativas coletadas por membros da Associação dos Coletores de Semente Cerrado de Pé e mudas doadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília. A Embrapa doou, no mês passado, aproximadamente 160 mudas e cinco quilos de sementes de quatro espécies nativas do Cerrado (copaíba, ipê-roxo, jacarandá-caroba, gonçalo-alves e aroeira) para colaborar com a restauração ecológica do Parque e do entorno.

O Parque é uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil, devastada por um incêndio em outubro de 2017, que destruiu 64 mil hectares, correspondendo a 26% de sua área total. "As sementes de espécies nativas são fundamentais para os processos ecológicos responsáveis pela regeneração natural de ecossistemas degradados na Chapada dos Veadeiros", argumenta o chefe do Parque, Fernando Tatagiba.

Segundo Tatagiba, a Associação Cerrado de Pé tem sido um parceiro importante nos projetos de restauração ambiental do Parque da Chapada. A Associação foi criada a partir da mobilização de moradores do entorno do Parna, para suprir a necessidade de sementes de espécies nativas nos projetos de restauração ambiental de unidades de conservação. Atualmente, a Associação tem fornecido sementes para ações de restauração, além do Parque da Chapada, para a Floresta Nacional de Brasília e o Parque Nacional de Brasília.

Centenas de nascentes - O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante. Protege diversas formações vegetais, centenas de nascentes, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9452-sementes-nativas-sao-plantadas-na-chapada
Florestas:Reflorestamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.