Sema realiza Censo Neotropical de Aves Aquáticas

Jornal Documento - www.odocumento.com.br - 09/02/2009
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Chico Mendes, realizarão a contagem das aves aquáticas pelo terceiro ano consecutivo no Pantanal, no entorno das seguintes unidades de conservação: Estrada Parque Transpantaneira, Parque Estadual Encontro das Águas (Rio Cuiabá, Corixo Três Irmãos e Rio Piriquiri), Parque Nacional do Pantanal (Rio Cuiabá e baias do entorno) e Estação Ecológica Taiamã (Rio Paraguai).

O Censo Neotropical de Aves Aquáticas - CNAA, conhecido como censo de aves, faz parte de um grande projeto que integra atualmente catorze países da América do Sul (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Surinami, Trinidad Tobago, Uruguai e Venezuela, cujo objetivo principal é conhecer e conservar as áreas alagáveis e aves aquáticas.

Durante o CNAA os técnicos avaliam as condições ambientais e as áreas habitadas pelas aves. "O Pantanal é uma região de extrema importância para este tipo de levantamento, pois a concentração de aves é imensa e estas são excelentes bioindicadores de qualidade ambiental", diz a Analista do Meio Ambiente da Sema, Fátima Sonoda.

A analista explica que os resultados do CNAA devem indicar, a médio e longo prazo, os impactos na biodiversidade e propor ações de controle e proteção, para cada pressão. E, ainda, que as aves são carismáticas e sensibilizam as pessoas para a importância da conservação ambiental.

CENSO NEOTROPICAL - O CNAA teve início em 1990 na América do Sul com a finalidade de obter informações sobre o número de aves e a distribuição geográfica nas regiões neotropicais. No ano de 2007, uma equipe formada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso (Sema), a Universidade Federal do Estado (UFMT) e o Instituto Chico Mendes inicia a contagem de aves no entorno das unidades de conservação no Pantanal.

Neste ano o período previsto para a realização do Censo Neotropical de Aves Aquáticas (CNAA) é de 07 a 22 e fevereiro e em julho do dia 4 à 19.

Para mais informações sobre o projeto CNAA - Site : www.wetlands.org.br ou na Coordenadoria de Unidade de Conservação (Sema) (65) 3613-7224 , com a Analista Ambiental Fátima Sonoda.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pantanal Mato-Grossense
  • UC Taiamã
  • UC Transpantaneira
  • UC Encontro das Águas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.