SDS realiza consulta pública para a elaboração de Plano de Gestão em Reserva

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br - 26/04/2010
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, gerenciada pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado a Secretaria de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), entra numa nova etapa de gestão, trata-se da realização de consultas públicas para a elaboração do plano de gestão da reserva. O plano é um documento que norteia e regulamenta a utilização da área através do zoneamento e estabelece as normas de utilização dos recursos naturais presentes.

A consulta pública tem o caráter participativo em que os moradores das Unidades de Conservação discutem melhorias e a efetiva implementação do plano de gestão. É por meio desse documento que são estabelecidos programas e subprogramas de gestão a serem implementados, a curto e médio prazo na Unidade.

O processo de implementação do plano se deu no período de 08 a 10 de março, em que aconteceu a Oficina de Planejamento Participativo da RDS, no intuito de buscar subsídios junto às comunidades visando à elaboração do Volume II do Plano de Gestão na comunidade do Arumã, com a participação de 105 comunitários de diferentes comunidades do entorno da reserva. E ainda, em março, o plano foi colocado para consulta pública no site institucional do CEUC (www.ceuc.sds.am.gov.br) para receber contribuições importantes durante 60 dias, as quais serão analisadas e incorporadas ao documento na sua versão final.

Já a Consulta Pública do Plano, está prevista para ser realizada no município de Beruri, no final do mês de maio e logo em seguida serão repassados aos demais municípios que fazem limite com a RDS.

Além disso, estão previstos outras atividades na RDS de Piagaçu-Purus, ainda para o mês de abril, como a reunião promovida pelo CEUC/SDS e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) em parceria com a Cooperativa de Açaí de Cogajás para definir estratégias de comercialização ao Projeto de Açaí dentro da UC com os moradores do Lago do Uauaçu; e a apresentação do modelo de monitoramento de quelônios aos moradores da UC para a implantação do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação (PROBUC).

Já em maio, será realizado 14 a 20 de maio o I Mutirão ambiental, atividade promovida pelos agentes capacitados pelo Programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV) do CEUC. A atuação dos AAV's atende a demanda das comunidades para fortalecer seus esforços de conservação de seus recursos naturais. A capacitação dos moradores é realizada por meio de um curso de capacitação, que ao finalizá-lo estão aptos a executar as atividades de educação ambiental e apoiar a fiscalização da Unidade de Conservação.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=224
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.