Sanepar tenta impedir invasão de parque nacional em Matinhos

Bem Paraná - 07/02/2008
A Sanepar solicitou providências para impedir a ocupação irregular do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, em Matinhos, que fica ao lado da antiga Estação de Tratamento de Esgoto do Tabuleiro, desativada recentemente. A Sanepar executa obras para transformar o terreno em área de lazer. O pedido foi feito ao Ibama, Ministério Público Federal do Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, Prefeitura e outras instituições.

Quando funcionava, o "Pinicão", como era conhecida aquela estação de tratamento, servia de obstáculo natural para acesso à Unidade de Proteção Integral do Ibama. Agora, com a desinfecção e aterramento do local, o acesso ao parque ficou facilitado e já podem ser observados pontos de invasão.

"Queremos evitar que o Saint-Hilaire/Lange passe a ter sua área invadida pela especulação imobiliária, colocando também em risco os rios e fontes que servem ao abastecimento público nos municípios do Litoral", afirma a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa,

PROTEÇÃO - O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange é uma Unidade de Proteção Integral, que se estende pelos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá e protege a Floresta Atlântica, um dos ecossistemas de maior risco ambiental no planeta.

No expediente enviado às autoridades, Maria Arlete lembra ainda que, com a abertura do local para uso da comunidade, existe o risco de ocorrer a ocupação da área. Lá, o Ibama tem planos de criar unidades de conservação auxiliares, como a reserva extrativista, para proteger os mangues e entorno do parque, sem prejudicar seu uso racional, além de um programa de ecoturismo, com visitação controlada.

A Sanepar propõe ação integrada imediata, envolvendo além do Ibama o Ministério Público Federal do Meio Ambiente e a Prefeitura Matinhos, entre outros órgãos da área ambiental.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.