Ribeirinhos discutem plano de utilização da Resex do Rio Xingu

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 20/08/2009
Analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados nas unidades de conservação do Mosaico Terra do Meio, no Pará, coordenaram, entre os dias 7 e 9 deste mês, uma reunião para discutir com ribeirinhos da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Xingu o Plano de Utilização da unidade.

Durante todo o dia de sábado (8), das 8h às 22h, a equipe apresentou as pautas que foram construídas pelos ribeirinhos e que embasaram a elaboração do Plano de Utilização. O objetivo era colher contribuições que seriam encaminhadas para Brasília, analisadas e futuramente acrescentadas à versão final do plano. Enquanto os pais participavam das discussões, os novos analistas ambientais desenvolveram atividades de recreação com as crianças da comunidade.

Entre os objetivos da reunião estavam apresentar o Plano de Utilização da Resex, fazer um mapeamento participativo; validar o cadastro dos moradores; apresentar parte do Plano de Manejo (outro documento de vital importância para a gestão da UC), além de apresentar as instituições participantes da reunião como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA) e Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP).

As principais colocações feitas pelos ribeirinhos foram: a criação de regras internas para utilização de instrumentos de pesca baseados na legislação vigente; de regras de convivência na comunidade; definição dos limites para utilização de recursos naturais e pesqueiros.

Outra importante demanda é da elaboração de estudos que mostrem as causas da diminuição de recursos naturais utilizados e que são importantes fontes de renda locais, como a castanha, a banana e pescados; além de estudos que tracem a demanda por políticas públicas para a região, como saúde e educação apropriados para populações tradicionais. A partir desses estudos serão feitas recomendações para a elaboração do Plano de Manejo da reserva.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Xingu
  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.