Reserva Extrativista do Lago Cuniã fará controle de população de jacarés

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/04/2009
A Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Cuniã, localizada em Rondônia (RO) iniciou no último mês a construção de um frigorífico destinado ao abate controlado de jacarés. Este projeto está previsto no programa de Jusante da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, de responsabilidade da concessionária Madeira Energia S/A.

A obra, desenvolvida pela comunidade e supervisionada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), apresenta uma área coberta de 121,35 metros quadrados, que será composta por dependência para lavagem, sala de abate, sala de embalagem, local para acondicionamento em gelo, despensa e sanitários.

Os estudos para a construção do frigorífico, como a verificação da cota máxima de jacarés para abate e determinação da população de jacarés no Lago do Cuniã, eram realizados há alguns anos pelos técnicos do ICMBio por meio do Centro de Pesquisa de Repteis de Anfíbios (RAN). A cota inicial avaliada foi de 120 animais por safra, passando por uma revisão anual.

A capacidade máxima de abate do frigorífico é de 3,6 mil animais por ano, com a safra de 80 dias por ano. Na época da cheia, a população atual de jacarés nos 18 mil hectares do Lago do Cuniã é de aproximadamente 35 mil animais.

Os moradores da Resex Cuniã foram treinados pelos técnicos do ICMBio para a captura, transporte, abate, esfola e desossa, além de passarem por estágio em fazendas de jacarés em Cáceres, Mato Grosso. A obra do abatedouro tem previsão de entrega para maio de 2009 e a estimativa é que o frigorífico promova cerca de 20 novos empregos.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.