Reserva da pré-história ameaçada

O Globo, O Pais, p.8 - 10/02/2005
Reserva da pré-história ameaçada
Efrém Ribeiro
Um assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para 1.113 famílias numa área de 75 mil hectares na Serra Branca e Serra Vermelha, na região de São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina, está provocando polêmica no Piauí. A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), a arqueóloga Niède Guidon, denunciou ao Ministério Público Federal que o assentamento favorece novas invasões no corredor ecológico entre os parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões. O Parque Serra da Capivara, com 129.140 hectares de sítios pré-históricos e pinturas rupestres, é uma das mais importantes reservas do período pré-histórico no país.
Niède, que coordena pesquisas na área desde 1973 sobre os primeiros homens americanos, diz que o assentamento pode favorecer a agricultura de subsistência a partir de queimadas e aumentar a invasão de sem-terra.
— A caça comercial se transformou numa prática popular com conseqüências nefastas para as populações animais que começaram a diminuir de forma alarmante. Algumas espécies, como os veados, emas e tamanduás praticamente desapareceram. A falta de predadores naturais provocou um crescimento descontrolado de espécies como cupim ou vespas cujos ninhos destroem as pinturas — disse a arqueóloga.
A arqueóloga tem sido ameaçada de morte por caçadores e fazendeiros e ameaçou deixar o Piauí se for consolidado o assentamento. Ela afirma que invasores de terra podem se beneficiar com o assentamento ameaçando a fauna, flora e o parque, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Os agricultores, organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí, reagiram invadindo o escritório do Ibama e defendendo o assentamento do Incra.
O gerente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, disse que uma comissão será formada para estudar a proposta do Incra. Ele afirmou que algumas famílias moram no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara há mais de 20 anos, mas até agora o Incra não enviou o projeto de assentamento dos agricultores.
O superintendente do Incra no Piauí, padre Ladislau João da Silva, um dos líderes do PT no estado, disse que quer implantar nas Serras Branca e Serra Vermelha o primeiro assentamento especial por ficar entre dois parques nacionais. Ele afirmou o assentamento vai regularizar as terras de pessoas que moram há décadas no local.

Um museu a céu aberto
O Parque Nacional da Serra da Capivara, dirigido pela arqueóloga Niède Guidon, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1991. Abriga, em seus 129.140 hectares, mais de 700 sítios arqueológicos, 500 deles com pinturas rupestres. É um museu a céu aberto, com mais de 30 mil pinturas revelando o cotidiano dos primeiros habitantes do país. Lá já foram descobertos também esqueletos humanos com dez mil anos e fósseis de animais extintos, como tigres-de-dentes-de-sabre, preguiças-gigantes e mastodontes, além de cerâmicas e artefatos.
À crônica falta de recursos para funcionários, soma-se agora o risco de invasões.

O Globo, 10/02/2005, p. 8
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.