Representantes da Pousada Uacari e Setor Mamirauá avaliam as atividades do ano de 2014

Instituto Mamirauá - http://www.mamiraua.org.br - 16/04/2015
No dia 14 de abril, foi realizada reunião de prestação de contas da Pousada Uacari com as comunidades do Setor Mamirauá, área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A reunião, que acontece anualmente, é para apresentação dos dados gerenciais do empreendimento, referentes ao ano anterior.

Participaram do encontro 33 pessoas, representando oito comunidades, a coordenação do Setor Mamirauá, a Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá (AAGEMAM) e o Instituto Mamirauá. A Pousada atualmente tem sua gestão compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades, representadas principalmente pela AAGEMAM.

Também foram discutidos o processo de transferência de gestão da Pousada. A proposta é que até 2022 esteja totalmente concluída a transferência, o que significa que os comunitários terão completa autonomia na gestão da atividade.

Outro assunto abordado no encontro foi o valor da taxa de apoio socioambiental. Para o ano de 2015, serão divididos R$ 34.625,00 para as comunidades, sendo que 20% desse valor será utilizado para viabilizar as atividades de vigilância e proteção ambiental deste ano, feitas pelas comunidades, nas áreas de uso da Reserva.

De acordo com Fernanda Sá Vieira, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária, "a taxa de apoio socioambiental é um valor incluso nos pacotes da Pousada que é destinado para um fundo de apoio a projetos comunitários. Esta taxa visa beneficiar todas as comunidades do Setor Mamiruá envolvidas com a atividade turística na Reserva, apoiando projetos que beneficiem a comunidade como um todo".

Essa taxa foi implementada em 2013 pela Pousada Uacari e, na época, foram arrecadados R$32.450, utilizados pelos comunitários para reforma de centros comunitários, construção de cozinha comunitária, compra de canoas e equipamentos para a comunidade (roçadeira, batedeira de açaí e utensílios de cozinha), e também para a vigilância da área.



http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2015/4/16/representantes-da-pousada-uacari-e-setor-mamiraua-avaliam-as-atividades-do-ano-de-2014/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.