Rede pretende aprimorar a conservação da biodiversidade

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/09/2014
Começou nesta segunda-feira (22) o Seminário Internacional de Monitoramento Participativo para o Manejo da Biodiversidade e dos Recursos Naturais. A reunião que abriu o evento teve como objetivo iniciar a formação da Rede Internacional de Monitoramento e Manejo Participativo (Participatory Monitoring and Management Partnership - PMMP) composta por comunitários, pesquisadores e organizações públicas e privadas, que fazem monitoramento promovendo o diálogo entre todos os participantes.

O trabalho de monitoramento consiste em observar e registrar dados que indicam o estado e acompanham as mudanças em uma área definida, verificando aspectos como biodiversidade, qualidade do meio ambiente, recursos naturais, mudança climática e processos sociais. Além disso, devem orientar a gestão das áreas e dos recursos em diversas escalas.

"Os envolvidos no monitoramento podem ser desde comunidades que tenham iniciativas até uma grande instituição, seja ela pública ou privada. A Rede está pensando em trazer recomendações gerais, de como pode ser melhorado esse processo", explicou o especialista em recursos pesqueiros da Wildlife Conservation Society - Brasil (WCS), Guillermo Estupiñan.

" O envolvimento comunitário pode ser transformador em relação à escala, custo e qualidade do processo de decisão para conservação da biodiversidade. Esse monitoramento participativo pode gerar informações muito valiosas para conservação e manejo da biodiversidade", destacou a coordenadora geral de pesquisa e monitoramento da biodiversidade do ICMBio, Kátia Torres.

Para definir como a Rede vai funcionar, os representantes discutiram ideias, propostas e definiram temas que exigem um debate mais amplo para abordar a importância do monitoramento participativo.

"É preciso levar em conta os métodos utilizados, a participação das comunidades para transformar os resultados em mecanismos de melhoria da qualidade de vida, nas questões climáticas, nas questões econômicas e nas questões do dia a dia. Este processo todo é de discussão e construção", informou Estupiñan.

"A rede proposta traz o compromisso com fortalecimento do manejo e tomada de decisão locais, o compartilhamento de experiências e o respeito mútuo entre as várias formas de conhecimento, bem como a proporção de análises em escalas mais amplas", garantiu Kátia Torres.

RESULTADOS

Por ser um processo complexo, a implementação da Rede se dará gradualmente, a partir dos resultados obtidos neste encontro, sob a responsabilidade de uma comissão definida no evento. Os resultados desses debates serão apresentados aos participantes do Seminário nesta quarta-feira (24).

"O encontro e o seminário visam qualificar aquele trabalho que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já vem fazendo. A gente vem promovendo junto às diretorias um trabalho bastante complexo de monitoramento participativo e que traz todas essas abordagens que a gente trouxe agora", conclui a coordenadora.

A representante da comunidade da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA), Maria Reginalva, fez um balanço da reunião. "Nesse encontro foi possível encontrar pessoas do Brasil e do exterior que estão buscando o mesmo ideal, o mesmo sonho. Tentamos colocar no mesmo patamar os saberes locais e acadêmicos e isso traz uma esperança muito grande para nós, moradores de Unidades de Conservação, que têm um papel muito importante no bioma brasileiro", disse.

O 1o Encontro da Rede Internacional de Monitoramento e Manejo terminou abrindo a oportunidade para que novos interessados, presentes no evento, também possam integrar o comitê organizador da Rede, auxiliando em novas estratégias e ideias.

TRANSMISSÃO AO VIVO

O Seminário Internacional de Monitoramento Participativo para o Manejo da Biodiversidade e dos Recursos Naturais vai até a próxima sexta-feira (26) no Hotel Intercity, em Manaus (AM). Os principais momentos do evento serão transmitidos ao vivo, pela internet.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4984-rede-pretende-aprimorar-a-conservacao-da-biodiversidade.html
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.