Queimada no Jalapão deve ser controlada hoje

Jornal do Tocantins-Palmas-TO - 25/09/2003
Parte do fogo que estava queimando a Serra do Espírito Santo, no Parque Estadual do Jalapão, a Nordeste do Tocantins, desceu em direção às propriedades rurais em dois focos de incêndio. O coordenador da Defesa Civil e secretário chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Edson Pereira Nunes, esteve ontem no local e garantiu que hoje as chamas devem ser controladas.

"Nós estamos enviando para o parque quatro bombeiros para auxiliar os brigadistas e pretendemos acabar com esses dois focos amanhã mesmo", disse ele, acrescentando que, quanto a um outro foco que está na encosta da serra, as equipes devem esperar que ele desça para que possa ser combatido.

O coordenador disse ainda que levou ontem equipamentos e cestas básicas para os 11 brigadistas voluntários do parque. O fogo do Parque Estadual do Jalapão teve início na quarta-feira da semana passada e já queimou uma extensão estimada em mais de 80% do parque.

De acordo com o brigadista voluntário Luciano Pelição, o "Quiko", com a chegada dos bombeiros, prevista para hoje, os focos que estão na parte baixa da serra devem ser debelados, mas, quanto ao incêndio na serra, ele informou que é impossível combater. "À noite, olhando para a serra, só se vê um clarão", lamentou. (J.G)
(-jornal do Tocantins-Palmas-TO-25/09/03)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.