Proposta torna obrigatória presença de guia em parque

Portal da Câmara dos Deputados - 30/01/2008
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2108/07, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que altera as normas para a elaboração de plano de manejo de parques nacionais. Pela proposta, o plano de manejo deve estabelecer as atividades que poderão ser realizadas pelos visitantes no interior de parques, como esportes, caminhadas em trilhas e banhos em cachoeiras, por exemplo. Além disso, o projeto torna obrigatória a supervisão de guias especializados durante as visitas.

O objetivo é disciplinar o uso do espaço pelos visitantes a fim de evitar prejuízo ambiental decorrente da presença de turistas. Para o deputado, a restrição ao uso dos parques ecológicos por turistas e visitantes é necessária para assegurar sua finalidade legal, que é a realização de pesquisas científicas e de atividades voltadas para a educação ambiental. Além disso, "a supervisão de guias especializados possibilita uma maior segurança na preservação ambiental e na integridade física do visitante".

Legislação atual
O projeto altera a Lei 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, ao acrescentar as duas exigências mencionadas. A lei já exige plano de manejo para todas as unidades de conservação, com o objetivo de definir o uso dos recursos naturais do local, da chamada zona de amortecimento (entorno) e dos corredores ecológicos (espaços que integram as unidades de conservação entre si ou elas com áreas florestais).

Segundo a legislação vigente, o plano de manejo deve ser revisto a cada cinco anos. Entretanto, a legislação não é restritiva quanto à visitação aos parques nacionais.

Unidades de conservação
Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), existem 52 parques nacionais no Brasil. Eles fazem parte das unidades de conservação, que incluem outras 12 categorias, como as áreas de proteção ambiental e as florestas nacionais.

A primeira unidade de conservação brasileira foi o Parque Nacional de Itatiaia (RJ), criado em 1937. Conforme levantamento do Ibama, atualmente o número de unidades de conservação é de aproximadamente 800.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.