Projeto de revitalização no Parque da Tijuca tem inscrições abertas

MMA - www.mma.gov.br - 22/06/2009
Já estão abertas as inscrições para o concurso que definirá o projeto arquitetônico e urbanístico de revitalização da estrutura turística do Corcovado na área que engloba o antigo Hotel Paineiras e o Restaurante Silvestre. Nesta segunda-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Instituto dos Arquitetos do Brasil assinaram o edital na sede da entidade no Rio. O documento prevê que em quatro meses será anunciado o trabalho vencedor. Até lá, governos estadual e federal articulam parcerias com a iniciativa privada para alavancar os recursos necessários para executar as obras.

Minc ressaltou ser \"ótimo o envolvimento do IAB\", o que para ele implica na mobilização de setores importantes da comunidade carioca. \"Ainda mais com a realização de uma copa do mundo de futebol e as obras que isso implica\", salientou ele, lembrando que o Hotel Paineiras já foi concentração da seleção brasileira no Rio.

Segundo Minc, o próximo passo é buscar o engajamento da população da cidade. É preciso, segundo explicou, que a comunidade envolva e consiga entender os benefícios que poderão vir da revitalização daquela rota do Corcovado. O projeto para o local prevê, além da restauração das edificações já existente, a urbanização da área e a instalação no local de um centro de pesquisas da Mata Atlântica.

Durante a solenidade, o ministro assinou ato administrativo determinando medidas de revitalização do Parque Nacional de Itatiaia, no estado do Rio. O documento prevê medidas de curto, médio e longo prazos. Inicialmente, será proibido o trânsito de carros, solucionado o problema fundiário, com a concessão do uso fruto das casas e edificações na área do parque. No caso dos dois hotéis existentes o governo pretende tornar os proprietários concessionários e cobrar pela concessão, com valores abatidos das indenizações. Segundo Minc, o conjunto de ações previstas deverá consolidar o parque como unidade de conservação. O ministro disse que não se pode admitir a ocupação privada dos parques, nem as pessoas querendo reduzir o tamanho deles por interesses privados.

Arco Iris - Pela manhã, Minc falou a lideranças do movimento de lésbicas, gays, travestis e transsexuais (LGBT) do Rio, reunidos na sede do Grupo Arco Iris. O ministro defendeu o Plano Brasil sem Homofobia, assinado pelo presidente Lula, dizendo-se satisfeito por ver que mesmo o chefe da nação seja mais identificado às lutas da classe trabalhadora, foi sensível o suficiente para assinar o documento. O Plano consolida a posição oficial de políticas públicas para o segmento.

Bicicleta - No domingo, em Paraty, no Rio, o ministro participou de encontro com 80 secretários municipais de meio ambiente do estado e de uma \"pedalada ecológica\" pela cidade para incentivar o uso da bicicleta em vez de veículos automotores que emitem gases estufa, entre outros poluentes.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.