Profissão de risco - Crimes em Anavilhanas

- 17/09/2007

O Ibama e a Polícia Federal iniciaram nesta semana uma operação na região da Estação Ecológica de Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú, Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro e Reserva Extrativista do Rio Unini, no Amazonas. A pedido do Ministério Público Estadual, os agentes estão em campo para apurar ameaças que servidores do Ibama têm sofrido na região. Alguns afirmam que tiveram animais de estimação envenenados, objetos pessoais furtados em ambiente de trabalho, além de um carro incendiado e até espancamento.


Uma vez em campo para vistoriar madeireiras de Novo Airão e o comércio da cidade, a Polícia Federal não demorou para encontrar armas sem registros, motosserras e correntes com um madeireiro que cortava ilegalmente na Estação Ecológica. Eleny Costa Barbosa, que é um dos acusados de fazer as ameaças, foi preso em flagrante. O vereador Lucas do Nascimento foi autuado em 6.500 reais por manter ovos de quelônios acondicionados para consumo sem registro.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Anavilhanas
  • UC Margem Direita do Rio Negro
  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.