Presidente destaca Caatinga em discurso na Câmara dos Deputados

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 26/04/2011
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello, esteve na manhã desta segunda (25) na Câmara dos Deputados. Na ocasião o presidente discursou aos parlamentares em comemoração ao Dia da Caatinga, a ser celebrado nacionalmente no dia 28 de abril próximo.

O presidente representou a Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, parabenizando a Câmara pela iniciativa de comemorar o Dia da Caatinga e trazendo a mensagem considerada por ele de conciliação - na qual se busca constante processo de ampliação da conservação com o processo de desenvolvimento.

"Torcemos para que esta Casa avance na aprovação de projeto de lei que transformará a Caatinga em um bioma a ser tratado de forma diferenciada não só pelo Parlamento mas por toda a sociedade", referindo-se à riqueza existente no bioma e à necessidade urgente de protegê-lo.

Rômulo frisou que a participação da sociedade junto aos órgãos de gestão de Unidades de Conservação é de extrema importância. "Ainda vamos ampliar a área de proteção de espécies como a do peixe-boi, mas já ampliamos o Parque Nacional da Serra das Confusões de forma significativa - este considerado o maior parque do bioma Caatinga", acrescentou Mello.

O parque, segundo ele, tem uma representatividade e um potencial muito grandes não só no processo de conservação da biodiversidade ali existente, mas como grande pólo de desenvolvimento do turismo na região no Piauí.

Rômulo destacou que a legislação ambiental do Brasil é uma das mais avançadas do mundo. "E essa legislação representa a sociedade brasileira em seu aspecto nacional e internacional. Temos a grande expectativa de que a Câmara realize uma revisão no Código Florestal que efetivamente represente o interesse de todos os segmentos do País, não só da área agrícola mas também da área de conservação", destacou no encerramento de sua fala aos parlamentares.

A expectativa do ICMBio, assim como de vários segmentos do governo e da sociedade é de que a Câmara mais uma vez dê um sinal ao Brasil e ao mundo da sua capacidade de avançar e conciliar o interesse econômico e do desenvolvimento com a necessidade constante de conservação da biodiversidade brasileira.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/809-presidente-destaca-caatinga-em-discurso-na-camara-dos-deputados
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.