Planta parente das urtigas é descoberta na Caatinga

OESP, Vida, p. A24 - 23/01/2011
Planta parente das urtigas é descoberta na Caatinga

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de planta da família das urtigas no Nordeste. A Gymnanthes boticário foi coletada pela primeira vez em 2006 pela pesquisadora Maria de Fátima de Araújo Lucena, em Mirandiba (PE). Em 2007, ela registrou novos indivíduos no Parque Nacional Serra da Capivara (PI).
Para identificar a nova espécie, ela contou com a ajuda do especialista alemão Hans-Joachim Esser, do Botanische Staatssammlung de Munique. Em dezembro foi publicada a descrição da espécie na revista alemã Willdenowia - Anuário do Jardim Botânico e do Museu Botânico de Berlin-Dahlen.
O nome científico homenageia a Fundação Grupo Boticário, que apoiou a pesquisa.
A planta habita áreas de Caatinga arenosas ou pedregosas, com altitude de 400 a 900 metros, e pode atingir de 1 a 4 metros de altura. Suas flores são pequenas, de cor amarelo-creme e sem perfume.

OESP, 23/01/2011, Vida, p. A24
Caatinga

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.