Plano de manejo do Parque Nacional do Itatiaia, no RJ, entra na fase final

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/06/2013
Por ano, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) atrai aproximadamente 90 mil turistas. Em breve, esse número de aumentar devido aos investimentos previstos pelo plano de manejo - ele já está em execucação, mas a burocracia atrapalha a aplicação prática. De acordo com o chefe do parque, Gustavo Tomzhinski, o plano abrange um estudo detalhado de toda a área do local, de 30 mil hectares e considerada um ícone da biodiversidade.

"Está previsto um novo posto de controle na Garganta do Registro, que é a divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A gente está trabalhando no projeto de revitalização da área em conjunto com as prefeituras de Itamonte e de Resende", disse. Em todo o Brasil, são 68 parque nacionais e mais da metade já possuem o plano de manejo em execução.

O plano de manejo consiste em um mapeamento feito por biólogos e outros profissionais da área. O estudo determinará as prioridades e pontuará alvos de possíveis investimentos futuros. Apesar da perspectiva trazer esperanças para a preservação, Gustavo mostra preocupação com a burocracia. "Algumas coisas que seriam muitos mais simples na iniciativa privada, no fato de você ser um órgão público te obriga a cumprir uma série de trâmites que têm as suas razões em função da transparência, da prestação de contas, mas deixam o processo mais demorado", afirmou.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/06/plano-de-manejo-do-parque-nacional-do-itatiaia-no-rj-entra-na-fase-final.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.