Plano de controle as queimadas é lançado no TO

OECO - http://www.oeco.com.br - 23/05/2011
O governo do estado do Tocantins lançou na quarta-feira, 18, Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins (Pacqto). Em 2010, os 19 mil focos registrados no período de estiagem colocou o estado em segundo lugar no ranking dos mais atingidos pelos incêndios no Brasil.

Este ano, com a trégua das chuvas o fogo já começou a castigar o Jalapão, que registrou o primeiro incêndio em abril, na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Segundo moradores da região, os focos continuam.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, disse que apesar do Pacto ser bem completo, o lançamento ocorreu com atraso. "Tivemos poucos meses para elaborar um programa extenso, com ações duradouras, mas infelizmente a chuva já acabou e precisamos arregaçar as mangas", declarou durante o lançamento.

Segundo o Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, o Pacqto foi apresentando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em reunião realizada na última semana. "Nós apresentamos o nosso programa e o MMA já esta distribuindo o nosso protocolo como um exemplo para as demais regiões do país", frisou.

O cronograma das ações do programa será apresentado em junho, durante a realização do I Fórum do Pacqto. Uma das primeiras medidas do governo foi suspender a concessão de férias ao efetivo do Corpo de Bombeiros durante o mês de julho.

O programa também vai ensinar as técnicas corretas de queimadas com finalidade agrícola, principalmente a pequenos produtores rurais, em todos os municípios tocantinenses, onde os gestores municipais serão incentivados a buscar resultados positivos através do ICMS ecológico. Participam do Pacqto, 24 instituições governamentais, ONGs e da iniciativa privada, que juntos assinaram um Termo de Cooperação pelo combate aos incêndios florestais.

De acordo com a Semades, as metas do Programa para 2011 são: mobilizar e envolver as prefeituras nas ações continuadas; reduzir em até 50% os focos de incêndios acidentais e criminosos no estado; melhorar a posição do Tocantins no ranking nacional de queimadas, tendo como meta ficar proporcionalmente entre os estados com menores índices.



http://www.oeco.com.br/noticias/25048-plano-de-controle-as-queimadas-e-lancado-no-to
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.