Pico da Neblina avalia processo de formação do conselho gestor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 14/06/2011
O Parque Nacional (Parna) do Pico da Neblina, em Roraima, promoveu nos dias 1 e 2 de junho, a oficina de avaliação do processo de formação do conselho gestor. O encontro foi realizado após nove meses de diálogo com as dez etnias residentes nas 46 comunidades existentes no parque, culminando na primeira rodada de reuniões de sensibilização do conselho.

A equipe gestora do parque apresentou para a representante da Coordenação Regional 2 do ICMBio, Mônia Laura Fernandes, e para o coordenador de Gestão de Conflitos, Luiz Fernando Guimarães Bruto, as ações desenvolvidas na gestão da unidade. Também foi realizada uma reunião com o grupo de trabalho de formação do Conselho Gestor do Parna do Pico da Neblina, composto pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Socioambiental (ISA), para avaliar as atividades realizadas até agora e definir a proposta de composição do conselho.

Durante as reuniões de sensibilização nas comunidades, os moradores identificaram nove instituições governamentais, sete representantes das populações indígenas residentes no interior do parque e três representantes de entidades não governamentais considerados importantes para compor o conselho. Com a definição de representação da unidade através de sua setorização, a equipe gestora do Parque Nacional do Pico da Neblina vai percorrer novamente a unidade, reunindo moradores das comunidades que compõem cada setor, para que estes escolham seus representantes.

A realização da oficina definiu a representatividade das populações indígenas da unidade, composta por diferentes etnias que estão em processo de relacionamento entre si e com a sociedade do entorno. Além disso, possibilitou a oficialização do grupo de trabalho que vai implementar a gestão participativa da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1145-pico-da-neblina-avalia-processo-de-formacao-do-conselho-gestor
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.