Piauí teria ocupação humana há 20 mil anos

FSP, Ciência+Saúde, p. C8 - 12/02/2015
Piauí teria ocupação humana há 20 mil anos
Arqueólogos encontraram evidências controversas de que artefatos de pedra seriam os mais antigos das Américas
Atualmente, o sítio mais antigo do continente, no Chile, tem 14,5 mil anos; arqueóloga Niède Guidon participou da pesquisa

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou novas evidências de que o sertão do Piauí abrigou alguns dos primeiros seres humanos das Américas, que teriam vivido há mais de 20 mil anos.
A hipótese é polêmica e contestada pela maior parte da comunidade científica. Mas os autores do estudo fizeram uma análise de detalhes microscópicos da superfície dos artefatos achados no Parque Nacional Serra da Capivara, mostrando que eles só podem ter sido usados por pessoas para tarefas como cortar carne ou desbastar madeira.
Esse dado pode ser crucial porque, para muitos dos céticos, os artefatos encontrados no Piauí não passariam de pedras alteradas por forças naturais, não instrumentos feitos por mãos humanas.
O estudo, publicado em edição recente da revista especializada "Antiquity", é assinado pela arqueóloga brasileira Niède Guidon, da Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano) e pelo francês Eric Boëda, da Universidade Paris 10, entre outros colegas.
Os pesquisadores encontraram no Vale da Pedra Furada carvões de fogueira e instrumentos de pedra rudimentares, feitos de quartzo.
"É normal que os instrumentos sejam simples, porque o quartzo é bastante difícil de trabalhar", declarou Guidon à Folha. "Mesmo assim, em fases posteriores da ocupação, há artefatos de quartzo belíssimos, como pontas de flecha."
Os pesquisadores usaram dois métodos independentes para datar o carvão e os artefatos. As duas metodologias levaram a datas bastante parecidas. Alguns objetos tinham mais de 20 mil anos.
Guidon diz não estranhar que as datas muito antigas da serra da Capivara pareçam isoladas, com quase todos os outros sítios do Brasil com idades a partir de cerca de 10 mil anos atrás.
"O parque é talvez o único lugar do Brasil onde temos pesquisas o ano todo. Não conhecemos datas semelhantes em outros lugares porque ainda se explorou muito pouco. Falta pesquisa mesmo", argumenta ela.
Para debater a descoberta, a "Antiquity" convocou arqueólogos do mundo todo para dar sua opinião. Ela recebeu elogios cautelosos do antropólogo americano Tom Dillehay, um dos responsáveis pela descoberta do sítio arqueológico de Monte Verde, no Chile --hoje considerado o mais antigo das Américas, com 14,5 mil anos.
Dillehay disse "estar [agora] mais aberto à possibilidade de que a região foi usada como acampamento por pequenos grupos móveis de seres humanos". Kjel Knutsson, da Universidade de Uppsala (Suécia), foi mais incisivo: se a datação estiver certa, "fica claro que a América do Sul já tinha sido povoada por hábeis fabricantes de ferramentas há mais de 20 mil anos".
Segundo Guidon, no entanto, a continuidade das pesquisas na região está ameaçada pela "péssima" situação financeira da Fumdham, que cuida do parque nacional. O órgão enfrenta dificuldades para conseguir doações desde 2010. "Já avisamos os funcionários que, se a situação não melhorar, a partir de março teremos de fechar o parque", diz.

FSP, 12/02/2015, Ciência+Saúde, p. C8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/207910-piaui-teria-ocupacao-humana-ha-20-mil-anos.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.