Pesca sustentável garante retorno para comunidades da Reserva Amanã (AM)

JB Online - http://jbonline.terra.com.br - 09/09/2008
Pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã partem nesta segunda-feira para os lagos do Pantaleão, área de várzea com aproximadamente 16 mil hectares com 23 lagos e 11 ressacas, formando 34 ambientes de pesca de grande potencial pesqueiro. Dessa vez, a pesca será de tambaqui, peixe de bom valor comercial.

Essa será a terceira pesca realizada desde setembro de 2007, e reforça os resultados do Acordo do Pantaleão, negociação que durou pelo menos três anos, e tem o objetivo de integrar os pescadores profissionais e os que vivem na reserva, garantindo dessa forma o uso sustentável dos recursos pesqueiros da área. O pacto estabeleceu, durante dois anos, a conservação dos lagos para recuperação dos estoques.

O esforço valeu a pena. A primeira pesca, realizada de 25 de setembro a 5 de outubro de 2007, registrou um total de 19.374 quilos de pescada e tambaqui, e um retorno de R$ 31.766. Deduzidas as despesas da operação, o lucro da venda do pescado - cerca de R$ 24.800 - foi utilizado para a manutenção do Acordo e para a reforma das três bases de apoio às operações.

O valor restante foi dividido entre os pescadores que participaram da despesca. Para a próxima retirada, os pescadores estimam pescar 20 toneladas de tambaqui.

Até o início das negociações em 2004, a região era explorada também por pescadores urbanos das cidades do entorno, como Tefé e Alvarães. No entanto, como a área do Pantaleão é situada numa reserva de desenvolvimento sustentável e não havia acordo para o uso por pescadores urbanos, a pesca ficava restrita somente aos seus usuários e moradores, o que era motivo de conflito entre os grupos.

O Acordo teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), que auxiliou os participantes com informações técnicas, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esse último forneceu apoio técnico e recursos financeiros, por meio do Programa de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (Provárzea).

Por intermédio de convênios com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o IDSM é responsável, junto com as comunidades, pela gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, onde está o Pantaleão, e também pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, ambas próximas à cidade de Tefé (AM).
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.