Parque Nacional Serra da Capivara pode ser fechado por falta de recursos

Portal AZ - http://www.portalaz.com.br/ - 11/11/2013
O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no sudeste do estado do Piauí, corre o risco de ser fechado e ficar totalmente abondado por falta de verbas. O local considerado o maior empregador da região, pode ficar sem seus 140 funcionários, pois segundo a arqueóloga Niéde Guidon, os Ministérios da Cultura e Meio Ambiente não enviaram recursos suficiente para manter a estrutura e pagar os salários dos trabalhadores.

"Nós já tivemos 270 funcionários no parque, e já demitimos boa parte por acontecer o mesmo problema em 2003. Agora vamos temos 140 trabalhadores, e vamos ter que despedir todos por não conseguirmos os recursos. Esse problema é muito grave, pois o Parque é o maior empregador da região", explicou a arqueóloga.

Niéde Guidon está em Teresina desde a semana passada, para se encontrar com o governador e falar sobre os recursos necessários para a manutenção do Parque. "O governador disse que vai contribuir, não com muito porque não tem recursos, mas essa ajuda dará para pagar alguns funcionários que ficam nas guaritas de entrada, para não ter que fechar e ficar tudo abandonado", contou.

Além da situação financeira do Parque, a arqueóloga contou também sobre o problema enfrentado com a continuidade das obras do aeroporto de São Raimundo Nonato. Segundo Niéde Guidon, consta em documentos oficiais que o aeroporto é de propriedade privada do Governo do Estado do Piauí, e com isso não é possível receber recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção.

"O BNDES não irá nos financiar enquanto o local estiver como propriedade privada. Nós já comunicamos o governador sobre o problema porque precisamos com urgência a homologação deste aeroporto como um local publico", contou a arqueóloga.



http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/280600_parque_nacional_serra_da_capivara_pode_ser_fechado_por_falta_de_recursos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.