Parque Nacional Marinho dos Abrolhos implementa monitoramento de aves marinhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/09/2011
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, em parceria com a organização ambientalista Associação Vila-velhense de Proteção Ambiental (AVIDEPA) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) iniciou atividades de monitoramento de aves marinhas. Nesta primeira etapa será dada ênfase às atividades de localização de ninhos e anilhamento de grazinas (Phapthon aethereus), também conhecidas como rabo de palha.

O anilhamento é um sistema de marcação de aves na natureza com anéis numerados que possibilitam a realização de diversos estudos relacionados à dispersão, migração, comportamento, estrutura social, dinâmica de populações, sobrevivência, sucesso reprodutivo, monitoramento ambiental, toxicologia e manejo das espécies.

A partir dos resultados destas atividades de monitoramento realizadas no Parque Nacional dos Abrolhos será possível utilizar os dados para a gestão da unidade. As aves têm um importante papel no ecossistema, pois servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes por indicarem rapidamente qualquer impacto ambiental.

Rabo de Palha

Esta espécie, incluída na lista de animais ameaçados de extinção, caracteriza-se por apresentar cor branca com o dorso listrado de negro, a ponta da asa também negra e bico vermelho.

Os ninhos são feitos em buracos nas escarpas ou sobre a areia entre as pedras com postura de um ovo densamente manchado. Ao contrário dos atobás e fragatas, aves marinhas também presentes no Parque, o filhote da espécie nasce com os olhos abertos e cobertos de penugem. Sua nidificação no Brasil ocorre apenas em Fernando de Noronha e no Arquipélago dos Abrolhos, sendo esta última sua principal colônia reprodutiva.


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1818-parque-nacional-marinho-dos-abrolhos-implementa-monitoramento-de-aves-marinhas
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.