Parque Nacional Marinho de Abrolhos/BA ganha Centro de Visitantes

Ibama - 13/05/2004
Será inaugurado nesta quinta-feira, 13, o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, em Caravelas, BA. A solenidade terá a a presença do Presidente do Ibama, Marcus Barros e a do diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros Rômulo Mello e dos gerentes executivos da Bahia e do Espírito Santo. No dia 15, o Parque comemora 21 anos.

O Centro será uma área de lazer, convivência, pesquisa e informação, valorizando o conhecimento das comunidades tradicionais e aproximando alunos, moradores e turistas da região.

O espaço tem como objetivo propiciar a aproximação dos visitantes com a natureza, permitindo a interiorização do significado das áreas protegidas, sua importância em termos de preservação, manejo e aproveitamento indireto dos recursos naturais e culturais.

O centro de visitantes é o local de apoio a vários programas e atividades desenvolvidos em uma Unidade de Conservação. O termo centro de visitantes substituiu expressões tradicionais, como por exemplo museu, quartel-general e, mais recentemente, centro da natureza e centro de informação.

Hoje, seguindo tendência mundial, a terminologia utilizada é centro de visitantes. Estima-se que o centro deverá atrair cerca de 50000 pessoas anualmente. A comunidade terá um novo espaço público onde serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e interpretação da natureza.

Alunos e professores das escolas da região poderão utilizar o Centro de Visitantes para aprenderem mais sobre as maravilhas da natureza e a importância da preservação do meio ambiente. A visitação e o uso das instalações serão totalmente gratuitos. A construção do Centro de Visitantes é resultado de uma compensação ambiental exigida da Aracruz Celulose para a instalação do terminal de barcaças no rio Caravelas.

Vale lembrar que segundo o artigo 36 da lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de Unidade de Conservação do Grupo de Proteção Integral. Assim, dentre as ações compensatórias do empreendimento do Terminal Portuário da Aracruz Celulose, está acordado a construção do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Para a implantação da obra, foi escolhido o local com menor número de árvores e arbustos, mas, mesmo assim, foi necessário remover 0,25 hectares da restinga do Kitongo. Para minimizar o impacto da retirada da vegetação, foi montado um minhocário iniciando, há cerca de um ano e meio, a produção de mudas nativas e, até o momento, mais de 500 mudas foram distribuídas e plantadas na região.

Anteriormente ao processo de desmatamento, foi feita também uma vistoria na área, quando se identificou todas as espécies arbustivo-arbóreas que seriam suprimidas. Todo o procedimento de retirada da vegetação foi acompanhado pela equipe de analistas e técnicos do Ibama lotados no Parque.
(-Ibama-Brasília-DF-13/05/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.