Parque Nacional Marinho de Abrolhos capacita educadores com o programa Professores no Parque

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 03/08/2011
O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, abre as portas para o Programa Professores no Parque, que este ano reúne 52 professores da rede municipal e estadual de ensino público das cidades baianas de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

O Programa Professores no Parque é um projeto piloto executado pelo parque para o desenvolvimento de ações de educação ambiental. Além de sensibilizar professores e estudantes para as questões ambientais, a atividade também serve para aumentar a integração entre a comunidade e a unidade de conservação.

Segundo o chefe do parque, Ricardo Jerozolimski, esta é uma oportunidade de difundir conceitos importantes entre os educadores. "É um aprendizado que será utilizado posteriormente nas atividades em sala de aula, possibilitando que as crianças e jovens da região sintam-se mais próximos do parque e possam valorizá-lo", destacou.

Este ano serão abordados diversos temas, como a biodiversidade em Abrolhos, o Programa Conduta Consciente em Ambientes Recifais, o monitoramento da pesca, os desafios e importância dos manguezais, animais e aves marinhas, entre outros, além de ocorrerem visitas técnicas para o viveiro de mudas Tadeu Mussi de Andrade, do CEPENE/IBAMA, vivência pedagógica na Trilha do Marobá, culminando com vivências de interpretação ambiental na RESEX do Cassurubá e no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Além das atividades previstas para os professores selecionados haverá ainda na quinta-feira (4), no Colégio Polivalente, uma mesa temática sobre Educação Ambiental e Políticas Publicas: Contribuições para a Gestão Socioambiental no Território, com a presença das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente Estaduais, além de convidados locais.

Educação Ambiental

Através de uma rede de parcerias entre entidades locais como a organização não governamental Ecomar, a operadora de turismo Horizonte Aberto e a Secretaria Municipal de Turismo de Caravelas, além das Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos, já foram capacitados, desde 2004, quando foi implantado, mais de 250 educadores de todos os municípios do entorno do PNM Abrolhos. Estes profissionais têm oportunidade de conhecer o Arquipélago de Abrolhos num contexto diferenciado, sendo subsidiados com informações e vivencias práticas sobre a importância da biodiversidade da região.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1702-abrolhos-capacita-educadores-com-o-programa-professores-no-parque
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.