Parque Nacional do Itatiaia, RJ, recebe 1,4 mil turistas por dia

G1 - http://g1.globo.com/ - 08/01/2015
O Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, está batendo recorde de visitação. Na última semana, foram recebidos 1,4 mil turistas por dia. Segundo a direção do local, a cada ano que passa cresce o movimento. Em 2014, foram 117 mil visitantes, número 17% maior do que no ano anterior.

"A gente trabalha num sistema de reforço das nossas escalas e contamos com o importante apoio de voluntários. Pessoas que vêm nos auxiliar voluntariamente na recepção dos visitantes, na orientação", disse o diretor do parque, Gustavo Tomzhinski.

O calor intenso do verão tem feito muitas pessoas buscarem refúgio nas cachoeiras. "A gente sai energizado. É muito divertido. Está gelada a água mas isso que é bom. A água gelada da cachoeira não é nada que se compare", disse o veterinário Paulo Henrique Cançado, que visita o local com a esposa e a filha de dois anos.

A família é do Rio de Janeiro, mas mora em Mato Grosso do Sul. Foram muitos os atrativos que trouxeram os três ao parque. "O clima em si, vegetação, o ar puro, som dos pássaros. Enfim, é um bom passeio", disse a professora Eliana Mattos.

As belezas também chamaram a atenção de um grupo de jovens. "Clima bem gostoso. É bom para relaxar um pouco. Para deixar a cidade um pouco de lado", contou o estudante Vítor Luiz Moraes.

Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local.

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791m.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/01/parque-nacional-do-itatiaia-rj-recebe-14-mil-turistas-por-dia.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.