Parque Nacional do Itatiaia realiza mutirão de limpeza

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/09/2013
Uma ação voluntária no Parque Nacional (Parna) do Itatiaia foi realizada no sábado (21), Dia Mundial de Limpeza (Clean up the World). Foi a primeira vez que a iniciativa ocorreu na região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio de Janeiro, com a adesão da Prefeitura de Resende e da unidade de conservação federal, por meio do seu Programa de Voluntariado.

O mutirão de limpeza contou com a participação de aproximadamente 55 voluntários independentes ou de grupos parceiros do parque como a União dos Escoteiros do Brasil, o Grupo Excursionista Agulhas Negras e o Grupo de Busca e Salvamento Anjos da Montanha. Apesar do parque contar com manutenção constante e ser considerado um local bastante limpo e preservado foram recolhidos aproximadamente 186 quilos de resíduos diversos ao longo de 24 quilômetros de estradas e quatro quilômetros de trilhas percorridos.

Os voluntários se dividiram nas três regiões de maior visitação do Itatiaia: Parte Baixa, Parte Alta e Visconde de Mauá, abrangendo diversos atrativos, como o Abrigo Rebouças, a trilha das Prateleiras e as cachoeiras Véu de Noiva, Itaporani, Escorrega do Maromba e Santa Clara. No entanto, observou-se que a maior concentração de detritos foi encontrada ao longo das estradas com destaque para sacos plásticos, garrafas pet, copos descartáveis, bitucas de cigarro e embalagens diversas de balas e biscoitos. É importante destacar que esses materiais são todos de grande persistência no ambiente e que além da poluição do solo, são muito perigosos para os animais silvestres que os ingerem.

A ação alcançou resultado positivo, não apenas pela retirada dos resíduos, mas principalmente pela sensibilização das pessoas. Além dos voluntários que vieram ao parque especialmente para o Dia Mundial de Limpeza, muitos turistas que estavam passeando resolveram ajudar e se uniram ao mutirão.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial de Limpeza (Clean up the World) vem se tornando um evento ambiental cada vez mais conhecido e participativo em todo o mundo. A cada ano, milhões de pessoas, em 125 países, unem forças e "empunham" a bandeira da limpeza para conscientizar as pessoas através do exemplo prático de limpar parte dos resíduos que descartamos indevidamente no meio ambiente. No Brasil, o movimento é promovido pelo Instituto Ecológico Aqualung, desde 2003.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4338-parque-nacional-do-itatiaia-realiza-mutirao-de-limpeza.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.