Parque Nacional do Itatiaia inicia revisão do plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/05/2011
Com recursos de compensação ambiental aprovados pela Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro e executados via Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, no Rio de Janeiro, iniciou a revisão do seu plano de manejo.

Uma das primeiras atividades foi a reunião de organização do planejamento, que contou com a participação do chefe da unidade, funcionários responsáveis pelos diferentes setores, representantes do conselho consultivo e a empresa contratada, a Ecomek.

O objetivo dessa primeira reunião técnica foi discutir as informações mais relevantes para o parque e o enfoque a ser dado aos trabalhos que serão realizados na unidade de conservação (UC), bem como consolidar um cronograma de todas as atividades e etapas do plano de manejo, como, por exemplo, quando ocorrerão as visitas às comunidades do entorno, os levantamentos de campo e a oficina de planejamento participativo (OPP).

A etapa seguinte, de coleta das informações disponíveis, está sendo executada pela empresa consultora e consiste na obtenção, compilação e sistematização de todo o material existente sobre o parque e sua região, a exemplo de material audiovisual, levantamentos, publicações, estudos ambientais, dentre outros.

A terceira etapa já foi iniciada. Consiste no reconhecimento de campo e tem como atividades visita aos prefeitos dos municípios abrangidos pelo Parque, reunião com os funcionários, definição dos pontos amostrais e reuniões abertas com as comunidades do entorno.

Como atividade prevista para a próxima etapa, ao final do mês de maio, serão iniciados os levantamentos de campo, onde serão pesquisados os grupos temáticos de vegetação, fauna, socioeconomia, meio físico e uso público. Para tanto, todos os pesquisadores estarão reunidos no parque e região para coleta e registro de dados em campo.

O encerramento da elaboração do plano está previsto para junho de 2012, ocasião em que o parque comemora 75 anos de sua criação.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/851-parque-nacional-do-itatiaia-inicia-revisao-do-plano-de-manejo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.