Parque Nacional do Itatiaia celebra 78 anos de criação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/06/2015
Primeiro parque criado no Brasil mantém-se exuberante


1937. Este foi o ano em que o primeiro Parque Nacional brasileiro foi criado, para privilégio do Brasil e de cada brasileiro. Naquele ano, em que o presidente da república à época - Getúlio Vargas - assinou o Decreto 1.713, datado de 14 de junho, um novo contexto nascia no Brasil: o da criação e estruturação das primeiras Unidades de Conservação brasileiras.

O Ministério do Meio Ambiente ainda era apenas uma Secretaria de Meio Ambiente. O Ibama ainda nem existia. Muito menos o ICMBio, quando o então secretário à época, Paulo Nogueira Neto, travou suas batalhas para ver o primeiro Parque Nacional criado no Brasil.

Setenta e oito anos depois Itatiaia continua belo, e tal como um marco na história brasileira da estruturação de áreas protegidas, ele abriu a frente com pioneirismo para que o Brasil celebrasse o que existe hoje - um Sistema Nacional de Unidades de Conservação - materializado na Lei 9.985/00 (hoje são 320 Unidades de Conservação, distribuídas em 12 categorias, sendo Parque Nacional uma delas).

Para o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Wanderley Tomzhiski avanços tem ocorrido na gestão do Parque, como por exemplo a melhoria da estrutura de uso público, a criação de materiais de divulgação e informação em inglês tais como site, folder e vídeo, além do desenvolvimento de parcerias, atividades de voluntariado e avanços na consolidação territorial do parque.

E o que um visitante busca em Itatiaia, em contato com a natureza? Busca muito mais o encontro consigo mesmo, com seus próprios pensamentos. A natureza e todos os seus elementos - bicho, planta, água, mar - trazem com certeza paz, encontro íntimo, autoconhecimento.

Itatiaia, nesse sentido, continua sendo esse berço de auto-renovação. Tanto que é lá que o visitante pode recarregar 'sua bateria' em banhos de cachoeira no Lago Azul, na piscina do Maromba (parte Baixa) ou nas cachoeiras das Flores e do Aiuruoca (Parte Alta).

E muita observação. Itatiaia nos convida a exercer a capacidade de captar a natureza, seu movimento, beleza e sons. Com certeza outras formas de harmonização interna. Assim pensam os observadores de aves, amantes desses pequenos animais com asas. Tal atividade - chamada Birdwatching (Observação de Aves) - tem no Parque Nacional do Itatiaia um dos melhores locais do mundo para simplesmente observar.

Itatiaia continua lindo para deliciosas caminhadas, por estradas e trilhas abertas à visitação, que garantem a quem chega belos momentos em meio à Mata Atlântica. Ou mesmo para observar borboletas (Butterflywatching - Observação de Borboletas).

Tem quem busque Itatiaia para pedalar, e tem quem o busque para escalar. Assim é o Parque Nacional do Itataia. Suas formações rochosas - Camelo, Couto, Prateleiras, Agulhas e Altar, (na Parte Alta) ou Último Adeus (Parte Baixa) - deixam os montanhistas e escaladores encantados. Cada lugar é um convite.

Há ainda, o montanhismo, a pernoite em abrigos e campings (ex. Abrigo rebouças) - por meio dos quais se pode ainda admirar estrelas, a lua, sentir o clima noturno. Tem espaço para um piquenique, gramados, travessias como a Ruy Braga (Rebouças-Parte Baixa), Rebouças-Serra Negra-Morro Cavado-Mauá e Rebouças-Rancho Caído-Mauá (via Escorrega ou Vale das Cruzes).

Enfim, Itatiaia continua belo e um convite a cada brasileiro. Para celebrar a data a gestão Parque Nacional do Itatiaia, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizado no Rio de Janeiro, está organizando uma série de atividades abertas ao público para a semana do aniversário. Programe-se! E junte-se ao Parque nesse dia!

Confira a programação
Hino / Hasteamento da Bandeira Nacional / Apresentação da Banda da AMAN
Dia 14 de junho 09h30 - 10h00
Local: Centro de visitantes

Exposição de fotos, vídeos, projeções, livros, folhetos informativos, material educativo e outros
De 11 a 14 de junho
Local: Resende Shopping em Resende (RJ)

Oficina de Origami, Exposição, Peça de Teatro e Brincadeiras - OSCIP Passatempo
Dias 13 e 14 de junho
Local: Centro de visitantes

Onde as agulhas encantam

O Parque Nacional do Itatiaia possui a principal elevação no planalto - o maciço das Agulhas Negras - cujo pico atinge 2.791,55 metros e é considerado o ponto mais alto do Parque e quinto mais alto do país segundo dados do IBGE de dezembro de 2004 (IBGE, 2011).

O visitante tem a opção de caminhar apenas até a base ou seguir até o cume, sendo essa segunda opção escolhidas já no Posto Marcão, onde existe hoje o controle dos visitantes. O acesso é feito a partir do Abrigo Rebouças, caminhando por áreas de Campos de Altitude.

Até a base das Agulhas Negras são 1.300 metros que podem ser percorridos em aproximadamente 45 minutos. O tempo de ascensão varia de acordo com a via a ser utilizada, pois o maciço possui mais de 20 vias de escalada com diferentes graus de dificuldade.

Os 2.791 metros de altitude podem ser alcançados em duas etapas. A primeira, requer cerca de 45 minutos de caminhada moderada do visitante até a base - a partir do Abrigo Rebouças. Depois, mais ou menos duas horas de subida pesada até o topo exige experiência, pois certos trechos da subida só são possíveis com apoio de uma corda de segurança. Além dessa, o Pico tem outras vias de escalada.

Além da visitação normal, o local é utilizado também para treinamento de grupos especiais e militares. Nessas ocasiões o acesso ao maciço é limitado para os grupos em treinamento, sendo as informações divulgadas na BR-485, próximo à Garganta do Registro.

Visite o site do Parque Nacional do Itatiaia.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6855-parque-nacional-do-itatiaia-celebra-78-anos-de-criacao.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.