Parque Ilha Grande e APA têm conselho unificado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/06/2018
Parque Ilha Grande e APA têm conselho unificado
Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 15h28

Sociedade civil organizada e órgãos públicos fazem parte do fórum de discussão.

Participantes do processo eleitoral do Conselho Unificado Rio Paraná Ilha Grande
O Parque Nacional de Ilha Grande e a APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná elegeram um conselho gestor unificado para as duas unidades de conservação. Foram eleitos representantes da sociedade civil organizada e órgãos públicos federais, estaduais e municipais, formando o Conselho Gestor Unificado Rio Paraná - Ilha Grande.

Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio Rio Paraná, Erick Caldas Xavier, a reunião aconteceu em clima harmonioso, e mais 100 pessoas dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul participaram da eleição do conselho unificado. "Consideramos o processo um sucesso, tendo em vista os princípios democráticos, de transparência e de participação social", ressaltou Erick. O processo eleitoral contou, além da participação do setor público, com 12 setores da sociedade: ilhéus, mineração, produtores rurais, agricultura familiar, apicultura, indígenas, indústria e comércio, ensino e pesquisa, turismo, pescadores profissionais e hidrelétrico.

Segundo Erick, o novo conselho, apesar de unificado, respeitará as particularidades e especificidades de cada unidade de conservação. O Parque Nacional pertence a uma categoria que prevê apenas os usos indiretos dos recursos naturais como, por exemplo, a pesquisa e a visitação turística, enquanto na APA os recursos podem ser utilizadores diretamente como, por exemplo, para a mineração, agricultura e pesca.

Além dos trâmites internos, incluindo a publicação da Portaria que cria o conselho, a próxima etapa do processo é a indicação pelas instituições eleitas, das pessoas que exercerão o papel de conselheiros neste fórum de discussão, decisão e gestão socioambiental.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9741-parque-ilha-grande-e-apa-tem-conselho-unificado
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.