Parque é atingido por chamas

Gazeta de Cuiabá - 29/08/2002
O Parque Estadual do Cristalino (PEC), cravado em meio à Amazônia Legal, no município de Alta Floresta, a 765 quilômetros de Cuiabá, está em chamas. Dos 91 focos de calor registrados pelo satélite Noaa-12, no período de 1 a 27 de agosto, 41 foram detectados no local.

Em seguida, vem a área de preservação da cabeceira do rio Cuiabá, com 15 focos; a área de preservação de Chapada dos Guimarães, com 14; o Parque Nacional de Chapada, com sete; e a reserva extrativista Guariba--Roosevelt, também com sete.

Para o deputado Gilney Viana, a responsabilidade pelo aumento do número de queimadas no Cristalino é única e exclusiva do ex-governador Dante de Oliveira, que enviou duas mensagens à Assembléia Legislativa, no final de 2001, propondo a redução do parque, em 76 mil hectares.

"A proposta de redução do parque serviu como um sinal verde para grileiros e posseiros que, a partir da atitude do ex-governador, se sentiram amparados para invadir a reserva, desmatar a área e queimar a vegetação nativa da floresta amazônica", denuncia Viana.

Conforme o gerente em exercício da unidade do Instituto Brasileiro de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em Sinop, Russel Maia, das duas equipes destinadas, especificamente, para fiscalizar o desmatamento na região Norte do Estado, uma está justamente em Alta Floresta.

Segundo ele, a unidade conta ainda com outras 28 equipes, envolvidas no trabalho de fiscalização de queimadas, que também têm atuado, fortemente, no município.
(Najla Passos-Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT-29/08/02)
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Guariba-Roosevelt
  • UC Cristalino
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.