Parque do Jalapão completa 16 anos de criação

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/01/2017
Completando 16 anos neste dia 12 de janeiro, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) comemora seu aniversário com a ampliação do número de visitantes durante o ano de 2016. Segundo informações da Diretoria de Biodiversidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram cerca de 15 mil visitantes em 2016, contra 11 mil em 2015. O Jalapão é um dos lugares mais procurados para ecoturismo e turismo de aventura na região Norte do Brasil.

Uma das principais características do PEJ é que em sua área estão belezas naturais que estão protegidas através de ações do Naturatins em parceria com os moradores da região. Fazem parte deste rico patrimônio dunas de areias douradas; rios e cachoeiras de águas cristalinas e inúmeras veredas onde o Buriti e o Capim Dourado estão protegidos e enriquecem o artesanato tocantinense e levam sustento a dezenas de famílias das comunidades quilombolas da região.

Para preservar seus mais de 158 mil hectares, o parque dispõe de duas bases de apoio em seu interior, um centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos que visitam o Jalapão, e a sede administrativa localizada no centro do município de Mateiros.

O PEJ também tem uma brigada de combate a incêndios florestais que atua durante o período de estiagem. Além disso, o corpo funcional tem inspetores, guardas-parque e servidores administrativos para administrar e proteger toda sua extensão. Eles também fazem trabalho de orientação aos visitantes quanto à delicadeza dos atrativos locais, como as dunas, Cachoeira da Formiga e fervedouros, dentre outros.
Ações de 2016

Em 2016, a equipe do PEJ desenvolveu diversas ações, como o reforço na divulgação para visitantes sobre as normas de proteção ao Pato Mergulhão - espécie ameaçada de extinção -, Programa Voluntariado pela Natureza, Educação Ambiental em comunidades quilombolas e escolas públicas, acompanhamento da realização de programas de TV e filmes que usaram o PEJ como cenário para locações, blitz educativas nos atrativos, mapeamento das veredas de Capim Dourado, emissão de carteiras para coleta de Capim Dourado, curso para condutores (guias turísticos) e assinaturas de termos de compromisso com membros das comunidades quilombolas.
História

Criado pela Lei Estadual 1.203 de 12 de janeiro de 2001, o Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. A área total do PEJ se concentra no município de Mateiros, sendo que seus limites atingem os marcos divisórios deste com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/1/12/parque-do-jalapao-completa-16-anos-de-criacao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.