Parna Ilha Grande realiza expedição por terra, água e ar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/02/2014
O Parque Nacional de Ilha Grande (PR/MS), em parceria com a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (PR/MS) e o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), realizou de 17 a 19 de fevereiro a Expedição Ilha Grande. A ação teve como principal objetivo divulgar o Parna, além de levantar os atrativos que poderiam ser melhor explorados pelo uso público, por terra, água e mar.

Tendo em vista que o próprio Plano de Uso Público prevê atividades por água e pelo ar, a expedição pôde testar a viabilidade dos paramotores e dos caiaques na visitação. As equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Coripa com seus municípios consorciados tiveram o apoio dos caiaqueiros Pachamama de Naviraí para que pudessem navegar pelos canais dos rios Amambai e Paraná.

Segundo o chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, o melhor ângulo para contemplar o arquipélago em toda a sua grandeza é do alto. Por isso, a Expedição Ilha Grande contou com cinco paramotores, que sobrevoaram as ilhas, canais e lagoas da unidade de conservação (UC). Uma das lagoas mais inacessíveis e belas da Ilha Grande, a Lagoa Azul, foi destaque da expedição. Do céu, o piloto de paramotor Marcelo Vascelai descreveu o momento da seguinte forma: "É uma oportunidade mágica poder estar aqui e uma das coisas mais emocionantes de se ver".

A expedição teve fim ao sul da área protegida, na Lagoa Saraiva. Nessa localidade, que já está aberta à visitação, foram utilizados drones para fazer imagens aéreas que, segundo a coordenação da expedição, num futuro próximo poderá ser uma importante ferramenta para monitoramento remoto, auxiliando as pesquisas e as atividades de proteção.

Toda a operação teve cobertura do programa Terra da Gente, da EPTV de Campinas, afiliada da Rede Globo. Como resultado da expedição, o ICMBio contará com um acervo de novas imagens tanto do Parna Ilha Grande quanto da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, que será futuramente exposto em uma mostra fotográfica junto à comunidade local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4694-parna-ilha-grande-realiza-expedicao-por-terra-agua-e-ar.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.