Pará no rumo do manejo experimental

A Crítica - www.acritica.com.br - 07/07/2009
A região do baixo Amazonas, na várzea de Santarém, oeste do Pará, caminha para ser o primeiro exemplo de manejo de jacarés fora de áreas protegidas no Brasil. O maior diferencial deste projeto é envolver a participação de comunitários. "Até o final desta semana pretendo encaminhar ao Ibama um documento solicitando autorização para o primeiro abate experimental na comunidade Água Preta distante, aproximadamente, seis horas de barco regional de Santarém", disse o especialista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), George Henrique Rebêlo.

A intenção inicial, segundo ele, é abater 20 animais, provavelmente em novembro. "A proposta é fazer um estudo da qualidade da carne e verificar, também, como funciona este tipo de abate e até uma degustação no mercado local de Santarém", esclareceu. "O manejo em área determinada, com demanda e organização comunitária estruturadas, demanda de mercado intensificada, e embasamento técnico suficiente é o maior desafio" ressaltou o pesquisador.

O trabalho vem sendo financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7, com a participação de pesquisadores do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e, também do Inpa.

No início, em 2006, equipes de pescadores de nove comunidades receberam treinamento sobre técnicas para fazer censos de jacarés e monitoraram as populações locais. Quanto à forma como os animais serão abatidos, Rebêlo esclareceu que ainda será definido o processo, possivelmente seguindo o modelo que já existe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá (no município de Tefé).

"Na próxima semana, durante o 4o Congresso Brasileiro de Herpetologia, esta e outras questões serão abordadas em um fórum" afirmou George. O evento acontece em Pirenópolis, Goiás, entre os dias 12 a 17 de julho.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.