Painel Temático do Meio Ambiente discute REDD no Rio de Janeiro

Fundação Amazonas Sustentável - http://www.fas-amazonas.org - 27/06/2011
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participa nesta quarta-feira, dia 30, de um importante evento sobre o mecanismo REDD (Redução de Emissões por Degradação por Desmatamento e Degradação Ambiental) na cidade do Rio de Janeiro.

O Painel Temático do Meio Ambiente: uma estratégia de Investimento Social Privado é um evento do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) apoiado pela Fundação Vale e do Fundo Vale.

Esse evento tem como objetivo disseminar informações e educar os formadores de opinião das principais organizações associadas ao GIFE a respeito do contexto, aplicações práticas e perspectivas do REDD no Brasil e no mundo e como o investimento social privado pode contribuir nesse processo.

Virgílio Viana, superintende geral da FAS, participará do evento, apresentando o modelo de aplicação de REDD desenvolvido pela Fundação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do JUMA (Novo Aripuanã/AM).

Programação

9h às 11h - Contexto REDD no Brasil
Rachel Biderman - Coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces): ISP em Meio Ambiente
Paulo Moutinho - Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): Perspectiva científica e perspectiva Brasil
Marcio Santili - Coordenador do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA): REDD e seus limites

11h30 às 13h - Apresentação de modelos de aplicação do REDD
Virgílio Viana - Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável: Apresentação Projeto Juma
Rosa Lemos - Secretária Geral do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio): Apresentação Projeto Carbono Suruí

Almoço

14h30 às 15h - Apresentação do Fundo Amazônia
Claudia Soares Costa - Chefe do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia/DEFAM - BNDES

15h00 às 17h30 - Análise das oportunidades e desafios do REDD no Investimento Social Privado
Fernando Rossetti - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

Serviço:
Painel Temático em Meio Ambiente

REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) - Uma estratégia de Investimento Social Privado.
Data: 29 de junho

Horário: das 9h às 18h

Anfitrião: Fundação Vale e Fundo Vale

Endereço: Auditório da Valer

Av. Presidente Wilson, 231, 7 andar Centro - RJ.


Projeto de REDD do JUMA
A FAS desenvolve o Projeto de REDD implantado, em 2008, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma (Novo Aripuanã/Amazonas) também o primeiro a ser certificado como padrão OURO pela CCBA - Climate, Community and Biodiversity Alliance (Aliança Clima, Comunidade e Biodiversidade).

A implementação do projeto deverá resultar, até 2016, na contenção do desmatamento de 7.799 hectares de floresta tropical, correspondendo a emissão evitada de 3.611.723 toneladas de CO2 para a atmosfera.



http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/painel-tematico-do-meio-ambiente-discute-redd-no-rio-de-janeiro
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.