Operação de retirada de Pinus da Estação Ecológica do Taim é bem sucedida

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 27/04/2011
De 4 a 15 de abril equipe de fiscais das Estações Ecológicas (ESEC) federal do Taim, e estaduais do Trevo e Flopal realizaram ação para retirada de pequenas árvores da espécie invasora Pinus espalhadas pelos 10 mil hectares da ESEC do Taim. A espécie vem se espalhando devido sua existência em propriedade de duas empresas próximas à Unidade de Conservação.

Durante o período o grupo de 30 homens acampou no local e dividiu o trabalho de corte da planta com facões e motosserras. Com o auxílio de quadriciclos, camionetes, trailers e equipamentos de proteção individual, o trabalho foi realizado rápido.

Para o chefe da unidade Henrique Horn Ilha, essa iniciativa foi pioneira e demonstrou que o esforço coletivo e coordenado pode reduzir danos ao meio ambiente. "As empresas florestadoras estão dispondo recursos para manter as áreas livres da invasão a partir dessa limpeza realizada.", explica o chefe da unidade.

De acordo com o chefe substituto da unidade e coordenador da Brigada de Combate à Incêndios, Hamilton Fernandes, a operação foi um sucesso visto que foi diminuído o risco de incêndio na região com a retirada das árvores e nenhuma das pessoas que participaram do mutirão sofreram quaisquer acidentes. "Por se tratar de uma árvore de difícil acesso, a retirada do Pinus em áreas próximas à unidade foi um sucesso", comenta o coordenador.


http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/818-operacao-de-retirada-de-pinus-da-estacao-ecologica-do-taim-e-bem-sucedida
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.